[object Object]
31.03.2022POR Guilherme Carneiro

Perspetivas dos estudantes na condição de habitabilidade das residências académicas

No seguimento da entrega do relatório relativo ao bem-estar dos estudantes da Universidade de Coimbra, moradores das residências académicas, a Rádio Universidade de Coimbra foi conhecer as problemáticas da habitação comunitária e as exigências dos seus inquilinos. Xavier Marques relatou-nos as principais reivindicações dos estudantes e os esforços feitos para inverter esta realidade social.

A Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC) tem vindo a desenvolver um estudo acerca das condições de habitabilidade das residências universitárias denominado «Projeto Porta a Porta: Delegados das Residências Universitárias da Universidade de Coimbra», tal como já foi noticiado pela Rádio Universidade de Coimbra (RUC). Este projeto tem como principal objetivo levantar as problemáticas indicadas pelos estudantes que vivem nas residências universitárias da cidade, reunir informações e testemunhos e concretizar soluções rápidas, de forma a promover o bem-estar dos inquilinos. O relatório final já foi entregue no Conselho de Ação Social, realizado no passado dia 29.

A RUC esteve à conversa com Xavier Marques, estudante da Universidade de Coimbra (UC) e morador da Residência da Alegria, que forneceu o seu testemunho pessoal acerca da realidade habitacional dos estudantes universitários, entendendo que os problemas se focam, essencialmente, ao nível das estruturas e infraestruturas dos apartamentos.

As instituições académicas têm vindo a intervir nos domicílios, tal como nos conta o entrevistado. Segundo o que foi apurado, os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC) já realizaram diversos investimentos com vista à promoção do bem-estar dos estudantes universitários, interferindo no conserto de pequenas estruturas e fornecendo equipamentos domésticos às residências.

Xavier Marques exalta a disponibilidade tanto da Direção como do Conselho Geral para ouvir e tentar atender às reivindicações dos inquilinos. Relembra, a condição sócio-económica de muitos dos moradores, justificação de pertinência e necessidade das reuniões inter-residências, de forma a compreender a origem e a dimensão dos problemas que atingem as comunidades estudantis, estudando um caminho para os resolver.

O principal problema, segundo indica, é a demora na conceção das obras a nível estrutural. Diversas intervenções basilares já teriam sido estudadas, anunciadas e preparadas, mas nunca executadas, fazendo os moradores sentirem-se algo revoltados e impacientes.

Como remate à entrevista, o estudante enaltece a vontade da Direção Geral em inverter a realidade vivida nas residências académicas. Para Miguel Xavier, a permanente presença e flexibilidade das instituições é fator essencial para a promoção de melhor condição de vida nas habitações académicas, classificando o projeto como «muito enriquecedor» e demonstrativo de grande empenho por parte da Associação Académica de Coimbra.

A Rádio Universidade de Coimbra continuará a acompanhar diversas apreciações globais perante os problemas e as soluções para a habitação académica na cidade.

PARTILHAR: