[object Object]

Conselho Geral da Universidade de Coimbra aprovou o calendário do próximo ano letivo

Face ao descontentamento da comunidade estudantil, que viu a pausa letiva da festa das latas ser ameaçada, Estudantes Conselheiros elaboraram nova proposta para o ano letivo de 2022-2023, que foi ontem aprovada.

O Conselho Geral da Universidade de Coimbra (CGUC) esteve ontem, dia 29 de março em reunião plenária. Destaca-se da sessão a aprovação do calendário do próximo ano letivo, a fixação da propina para o mestrado em Cidades e Comunidades Sustentáveis e a criação do prémio Joaquim Norberto Pires.

Em entrevista à Rádio Universidade de Coimbra, Madalena Santos, representante dos estudantes conselheiros da Universidade de Coimbra, sublinhou a importância da proposta realizada em relação ao calendário do ano letivo vindouro ter sido aprovada. A proposta inicial, elaborada pela Universidade, previa a abolição da pausa letiva da Latada, festa realizada no início do primeiro semestre. A intervenção dos estudantes conselheiros permitiu a manutenção da Festa das Latas.

A aluna de Estudos Europeus realçou que um dos próximos objetivos da Universidade vai ser o aumento e a reabilitação do número de camas em residências universitárias – em particular a residência do Observatório Astronómico, que pratica os preços mais elevados.

Todavia, Madalena Santos admite ainda não existir nenhuma data para o início das reabilitações. A estudante conselheira adiantou que o plano da Residência da Alegria é o que está em melhor execução.

Para além disso, a representante dos estudantes da Universidade de Coimbra avançou que a propina para o mestrado em Cidades e Comunidades Sustentáveis ficou fixada nos mil e quinhentos euros. A decisão foi tomada tendo em vista a aliança europeia criada em torno deste curso e a necessidade de estabelecer um valor justo a todos os interessados.

A fixação do teto máximo do propina do segundo ciclo foi também assunto durante esta reunião do Conselho Geral. Madalena Santos afirmou que, devido ao elevado número de pontos a tratar, vai ser marcado um outro plenário onde o corpo de estudantes vai novamente reiterar a urgência de estabelecer um limite máximo para a propina dos mestrados.

De forma a poder homenagear o falecido professor da UC, Joaquim Norberto Pires, o Conselho Geral aprovou a criação de um prémio em seu nome. Nas palavras da representante dos estudantes, este é “um prémio de inovação que pretende estimular e reconhecer iniciativas inovadoras.”

Madalena Santos evidenciou a boa ação do provedor do estudante, o professor Paulo Peixoto, que devido ao seu bom trabalho, viu o seu mandato ser aumentado durante mais um ano.

 

 

PARTILHAR: