[object Object]

UC celebra 250 anos das Reformas Pombalinas a pensar no Futuro

Um programa que pretende garantir os próximos 250 anos sem estar “preso ao passado”, destacou o vice-reitor para a Cultura e Ciência Aberta, Delfim Leão.

Universidade de Coimbra (UC) apresentou o programa que vai assinalar os 250 anos das Reformas Pombalinas, esta terça-feira, dia 22, na sala do Conselho Científico do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC). Um programa que pretende “criar para renovar”,  afirmou o vice-reitor da UC.

Na elaboração do programa estiveram envolvidas outras instituições da UC tais como a Imprensa da Universidade, o Jardim Botânico (JBUC), o Museu da Ciência e o Observatório.

A plantação de 250 árvores já no próximo dia 30 de março no Jardim Botânico, promovida pela Imprensa da Universidade, conta com a colaboração dos alunos da Faculdade de Economia. De acordo com a diretora do JBUC, Teresa Girão, em breve, vão ser abertas ao público áreas do jardim que têm estado vedadas de forma a ser possível a fruição pública.

A disponibilização do Jardim da Canforeira ao público em geral é outra das iniciativas, contada pelo diretor da Imprensa da Universidade, Alexandre Libório Dias Pereira. Já o vice-reitor da UC afirma que o programa está aberto à sociedade e explica como fazer chegar as propostas.

De julho de 2022 a fevereiro de 2023  vão ter lugar artes performativas, residências artísticas e oficinas. O Museu da Ciência prevê a Abertura do Gabinete das Curiosidades no Colégio de Jesus, 18 de maio. A nova Prefiguração do Museu Académico está em agenda para junho/julho de 2022.  O diretor do Museu da Ciência, Paulo Trincão, confirma que o Museu Académico já foi transferido para o Colégio de Jesus.

Em colaboração com a Câmara Municipal de Coimbra vai materializar-se uma exposição internacional com o espólio que conta parte da vida dos Estudantes de Coimbra, o projeto do ex-aluno da Faculdade de Direito da UC, João Leão, um dos vencedores do Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Coimbra.

Vão ainda ser calendarizadas atividades que possam trazer à memória a presença do agora Observatório Geofísico e Astronómico da UC no Pátio das Escolas, onde já esteve de 1799 até à metade do século  passado. Em 1951, o edifício original foi demolido, e então o Observatório mudou para Santa Clara, onde ainda está.

De setembro a novembro de 2022 o atelier OCUBO regressa a Coimbra, desta vez ao jardim Botânico para uma “experiência noturna imersiva, composta por lanternas luminosas, light design na natureza, ambientes sonoros e video-mapping”. Pode consultar o programa aqui.

Fotografia: UC | Paulo Amaral

 

 

PARTILHAR: