Imagem principal
22.03.2022POR Isabel Simões

Tribunal da Relação, Faculdade de Direito e Orquestra Clássica do Centro reforçam laços

“Música e Direito – Linguagens Universais”, uma conferência que vai ter lugar no Colégio da Trindade no dia 30 de março, a partir das 17h30, seguida da apresentação do Ensemble da Orquestra Clássica do Centro (OCC) vai ser sinal desta união.

O compromisso com os direitos humanos juntou em conferência de imprensa o presidente do Tribunal da Relação de Coimbra, Jorge Manuel Loureiro, o diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC), Jonatas Machado e a presidente da direção da OCC, Emília Cabral Martins, na passada sexta-feira, dia 18. Anunciaram o novo ciclo de conferências e concertos que vão ter como tema “Música e Direito”.

Jorge Manuel Loureiro empossado como presidente do Tribunal da Relação de Coimbra, na última quinta-feira, dia 17, pretende dar continuidade à parceria iniciada pelo seu antecessor Luís Azevedo Mendes. Aos órgãos de comunicação social explicou como Direito e Música se relacionam.

O diretor da FDUC manifestou a vontade de aprofundar o elo de ligação da Faculdade de Direito ao Tribunal da Relação de Coimbra, anunciando que a parceria se vai estender a outras iniciativas e vai envolver os alunos.

Jónatas Machado enfatizou o papel que os Tribunais e as Faculdades no Estado de Direito têm na construção de uma sociedade em que os direitos fundamentais, os valores da dignidade, da igualdade e da Justiça sejam dominantes. A música tem um papel importante na construção dessa sociedade. “Queremos que os alunos de direito sejam atentos à Cultura ”, disse.

A partir do Tribunal da Relação de Coimbra, a OCC construiu uma relação com os tribunais do país, mas também com as comarcas de Coimbra, Viseu e Leiria e neste momento com o próprio Supremo Tribunal de Justiça, lembrou Emília Cabral Martins. O trabalho desenvolvido tem permitido dar a conhecer ao público “rico património” que são os tribunais a pretexto dos concertos. No próximo mês de Abril a OCC vai gravar um CD acompanhado de um livro, a ser apresentado em maio, com temas que nos avivavam a memória sobre os direitos fundamentais.

O CD vai incluir também o tema “Uma noite de luar na Ucrânia”, de Mykola Lysenko, gravado com voz de soprano. A OCC teve alguma dificuldade em ter acesso à partitura que existe na Ópera de Kiev e de Odessa. A pauta de música chegou a Coimbra através da mão amiga de alguém que na juventude “passava a vida” na OCC e para quem “há coisas que não têm preço e há outras que não se pagam”, contou Emília Martins.

O presidente do Tribunal da Relação revelou à comunicação social que em breve as visitas guiadas ao Palácio da Relação vão ser abertas aos mais novos, em especial às crianças das escolas.

Na sede da OCC, no Pavilhão de Portugal está patente a exposição “Holocausto – Esquecer Nunca!”, em memória das vítimas do Holocausto. No último ano sob a temática de “Nunca Esquecer”, OCC e Tribunal da Relação organizaram um ciclo de concertos com a missão de “relembrar sempre” o sofrimento dos campos de concentração “para que não mais se possa repetir”.

PARTILHAR: