[object Object]

Casa Da Esquina em Coimbra acolhe Glossário feminista ilustrado

O processo criativo das ilustrações, o retorno dos visitantes e o impacto do projeto nas pessoas foram o foco da entrevista a Filipa Namorado, uma das três autoras da Exposição Glossário feminista ilustrado.

De 5 de fevereiro a 23 de março está em exposição um Glossário feminista ilustrado, na Marquise da Casa da Esquina, em Coimbra. As autoras são Beatriz Costa, de nome artístico BIAKOSTA, Filipa Namorado e Margarida Ferreira, de nome artístico AMARGO. As artistas são naturais de Coimbra e conheceram-se no curso de Design de Comunicação da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

A Rádio Universidade de Coimbra entrevistou uma das ilustradoras do projeto, Filipa Namorado, que confessou haver uma vontade de trabalharem as três, já há algum tempo. De acordo com a entrevistada, o convite surgiu da Casa da Esquina que lhes pediu para ilustrarem conceitos de um dicionário feminista. As ilustradoras já tinham o interesse nas questões de género e acharam ótima ideia. Segundo Filipa Namorado, a base da criação do glossário ilustrado foi a seleção de conceitos relevantes do dicionário feminista com o objetivo de produzir um guia introdutório às pessoas e dar uma visão geral sobre a terminologia das questões de género. A exposição enquadra-se numa estética de dicionário que, de acordo com a ilustradora entrevistada, explica-se por motivos de coerência.

A autora desvendou as razões pelas quais decidiram complementar a ilustração com a terminologia, afirmando que era uma combinação evidente porque lhes cedia liberdade criativa e porque uma breve explicação das palavras ilustradas permitia contextualizar os conceitos que ainda não fazem parte do léxico da maior parte das pessoas.

Filipa Namorado esclareceu o processo de criação do projeto, referindo a investigação dos conceitos como o ponto de partida, seguido pela distribuição da montagem das ilustrações pelas três artistas. Acrescentou que esta iniciativa é fruto de uma forte colaboração das três autoras, que contribuíram cada uma com as suas visões.

Quando questionada sobre o retorno dos visitantes, a artista entrevistada manifestou haver um feedback muito positivo visto que existe uma presença de pessoas de todas as idades que procuram aprender mais sobre estes temas.

De acordo com a ilustradora, a interpretação da exposição depende da subjetividade de cada pessoa dado que há visitantes mais esclarecidos sobre os temas abordados, do que outros. A conimbricense mencionou igualmente o lado interessante de cada pessoa poder aprender coisas diferentes ao visitar a exposição.

O conceito mais importante da exposição, na visão de Filipa Namorado, é a história plural, mais concretamente a exploração da ideia de pluralidade de género que, por ser um conceito trabalhado pelas três autoras foi construído em torno de experiências e narrativas distintas.

No sábado, dia 19 de março, a Casa das Esquina vai contar com uma oficina na qual as ilustradoras farão uma visita guiada, explicando o conceito da exposição.

O horário de visitas é de terça a sexta, das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 18h30. A entrada é gratuita.

PARTILHAR: