[object Object]

Espaço colaborativo COL.ECO abre na Baixa de Coimbra

O projeto COL.ECO arrancou em janeiro e pretende desenvolver um espaço colaborativo, cujo objetivo é receber pessoas com uma ideia de negócio para investir no comércio local. Trata-se da reabilitação da antiga loja Valise, na Baixa de Coimbra, para acolher novos empreendedores ou pessoas que se encontram em possível situação de insolvência.

De momento, está a terminar a fase da adaptação do espaço que vai ter valências diferentes que se entrecruzam. O piso térreo vai acolher uma loja colaborativa, sendo que foi feita uma chamada para escolher que negócios vão ser expostos na nova montra da Baixa.

A coordenadora do projeto COL.ECO, Rute Castela, refere os projetos que foram selecionados para dar início à dinamização do espaço – todos eles focados na economia circular e na sustentabilidade.

Para além disso, a iniciativa vai ter uma vertente de capacitação e incubação de ideias de negócios de pessoas desempregadas. Para o programa de apoio ao empreendedorismo foram selecionadas, para já, oito pessoas com propostas variadas, como explica.

Como afirma o antigo provérbio chinês: “Dê ao homem um peixe e ele alimenta-se por um dia; ensine um homem a pescar e ele alimenta-se por toda a vida”. Dar autonomia, eis a lógica por detrás da formação que os novos futuros empreendedores vão receber. A coordenadora, Rute Castela, adianta mais pormenores sobre o programa de capacitação que vai começar no dia 5 de abril.

Para além da loja colaborativa e do espaço de incubação, há também uma faceta direcionada para desempregados de longa duração sem competências digitais. Todas as pessoas selecionadas vão contribuir para a gestão do espaço que se quer a funcionar de forma horizontal.

O projeto COL.ECO tem uma duração prevista de dezoito meses, sendo que já passaram três. A dinamizadora, Rute Castelo, avança quais o que se pretende atingir ao fim deste tempo.

O COL.ECO é o resultado de uma candidatura do Gabinete de Intervenção Social e Empreendedorismo, fruto de um protocolo entre a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, o Observatório de Cidadania e Intervenção Social da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e o Clube Jazz ao Centro. A ideia é criar e alimentar redes para dinamizar a baixa de Coimbra nesta fase de pós-pandemia. Criar sinergias para dinamizar esta zona da cidade, como explica Rute Castelo.

O espaço colaborativo vai abrir no final do mês de março e quer ser motor de uma outra economia, mais sustentável e verde, em que o lucro não é a principal ambição.

PARTILHAR: