[object Object]

Milhares de estudantes marcam presença nas homenagens ao presidente Cesário Silva

As ruas de Coimbra encheram-se de estudantes que, de luto, na madrugada da passada quarta-feira, recordaram o presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC).

Pouco faltava para as seis da tarde quando algumas dezenas de estudantes se reuniram em redor do pequeno memorial improvisado à porta do edifício-sede da Associação Académica de Coimbra (AAC). Para além das muitas flores deixadas em torno da imagem do falecido presidente Cesário Silva (e dos bens que a família pediu que fossem entregues no piso zero para poder juntar àqueles que estão a ser recolhidos pela AAC para enviar para a Ucrânia), foi também erguida uma grande lona na fachada do edifício em que se pode ler a inscrição “Obrigado, Cesário!”.  Após abandonar a casa da Associação Académica de Coimbra, as pessoas seguiram para a Capela de São Miguel da Universidade de Coimbra, onde se iniciava o velório.

Chegados ao Paço das Escolas, foram milhares aqueles que quiseram entrar na Capela e despedir-se do presidente da DG/AAC – entre eles o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que fez questão de marcar presença nas cerimónias fúnebres. A mobilização academista foi tal que o final do velório foi adiado para a manhã seguinte e a vigília em memória de Cesário Silva acabou por atrasar quase uma hora.

Após um compasso de espera marcado por um pesado silêncio partilhado entre os presentes, a velha cabra acabou por soar. Quando um estudantes morre, / Os sinos tocam assim, cantou Daniel Tadeu, presidente da Mesa da Assembleia Magna da AAC – que se candidatou ao lado de Cesário – e associado da Secção de Fado da AAC, levando às lágrimas muitos dos que o ouviam. Nesse momento, um largo corredor de capas negras arrancou à luz das velas pela Porta Férrea em direção à sede da Associação Académica de Coimbra.

Enchendo a rua Padre António Vieira, milhares de pessoas ouviram a Balada de Coimbra e entoaram um FRA em homenagem ao dirigente associativo. Já na nossa casa, que era também a sua, o estudante da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra acabou por ser imortalizado com o descerrar de um placa evocativa que lembra um “Academista de Valores”.

Nesta quarta-feira, dia 16, pelas 14h00, ocorre o funeral do presidente da DG/AAC. Um despacho reitoral emitido por Amílcar Falcão concede dispensa das aulas a todos aqueles que queiram prestar uma última homenagem a Cesário Silva.

(Fotografia: Bernardo Matos)

PARTILHAR: