[object Object]

Projeto de SAD avança – Conselho Académico já reuniu

Miguel Gouvea destaca alguns passos importantes dados pela direção da Associação Académica de Coimbra / Organismo Autónomo de Futebol (AAC/OAF), mas lembra que ainda há muito caminho a percorrer.

O Conselho Académico (CA) prometido pela AAC/OAF em comunicado divulgado no passado mês de janeiro, com o intuito de discutir a proposta de aquisição de capital social de uma eventual Sociedade Anónima Desportiva (SAD), aconteceu na passada segunda-feira, dia 7.

A RUC esteve à conversa com Miguel Gouvea, um dos membros do Conselho Académico, que nos explicou que a principal decisão tomada no CA foi a criação de uma comissão de acompanhamento jurídico de todo o processo.

Sobre os detalhes do acordo, Miguel confessa não conseguir adiantar muito em relação àquilo que já foi tornado público em notícia do Diário de Coimbra. De acordo com a informação disponibilizada pelo jornal, o projeto deve contemplar um capital social de 10 milhões de euros, dos quais o investidor (ainda desconhecido) vai adquirir 49% – 4,9 milhões de euros. A proposta refere ainda que o investidor tem de garantir um orçamento mínimo por época, tendo em conta o campeonato que a Briosa esteja a disputar (caso se encontre na I Liga, esse valor é de 5,5 milhões; na II Liga, de 3 milhões; na III Liga, de 1 milhão).

Lembrando o processo de 2019, que acabou por cair por terra, o membro do CA refere que uma das principais prioridades destacadas pela direção é a transparência do processo, dando assim azo a uma discussão mais ampla.

Assim, e apesar de as eleições para a direção do Organismo Autónomo estarem agendadas para os próximos meses, Miguel Gouvea explica que este é um processo que ainda deve demorar tempo, sendo importante que a recém-constituída direção faça o seu trabalho de esclarecimento dos sócios.

Depois deste Conselho Académico deve-se seguir uma reunião geral de associados e uma assembleia geral em que a proposta de SAD tem de ser aprovada por, pelo menos, 2/3 dos sócios presentes.

PARTILHAR: