[object Object]

Luís Carvalho é eleito presidente do CF/AAC e Sérgio Martins sucede a Vítor Parada na CD/AAC

Lista D – “Pelos nossos Direitos e Deveres” e Lista A – “Académica com Disciplina” dominam Conselho Fiscal e Comissão Disciplinar, respetivamente.

Na noite desta quinta-feira, dia 24, foram conhecidos os resultados do processo eleitoral com vista à eleição dos novos dirigentes associativos responsáveis pelo Conselho Fiscal (CF/AAC) e pela Comissão Disciplinar (CD/AAC) da Associação Académica de Coimbra.

Finda a contagem dos votos, Daniel Tadeu, presidente da Comissão Eleitoral, fez um balanço positivo da noite, mas voltou a frisar o desapontamento para com os elevados níveis de abstenção (superou os 94% entre os eleitores do 1º contingente).

Lista D com oito membros, Lista H apenas elege um

Naquilo que ao Conselho Fiscal diz respeito, a Lista D – “Pelos nossos Direitos e Deveres”, liderada pelo novo presidente eleito do Conselho Fiscal, Luís Carvalho, conseguiu reunir o consenso dos estudantes e recebeu o voto de 83,97% daqueles que se deslocaram às urnas nestes dias. Por outro lado, Nuno Coimbra acabou por ser o único membro da Lista H – “Honestidade e Proximidade” a ingressar neste órgão, cativando apenas o interesse de 16,03% dos associados efetivos que votaram nesta eleição.

Satisfeito com a vitória, Luís Carvalho falou à RUC e afirmou que a “a comunidade estudantil escolheu o melhor projeto para defender «os nossos direitos e deveres»”.

Após afirmar que espera trabalhar em conjunto com os seus oponentes no decorrer do mandato, o timoneiro da Lista D acrescentou a divulgação e consciencialização para o trabalho do órgão estão entre as suas prioridades para o próximo mês.

No segundo contingente, a Lista F – “Secções com Futuro” contou com 37 dos 42 votos registados (3 brancos e 2 nulos) e elegeu assim os outros dois membros que compõe o CF/AAC.

Lista A foi superior no Disciplinar

Com uma vantagem mais diminuta em relação àquilo que se sucedeu no Conselho Fiscal, Sérgio Martins (com quem a RUC não conseguiu falar por se encontrar infetado com covid-19) acabou por ser eleito como presidente da Comissão Disciplinar. Os 918 votos – que se traduzem em 73,73% dos estudantes – valeram a superioridade à Lista A – “Académica com Disciplina”, que conseguiu colocar assim dois elementos no órgão de investigação da casa. A candidata pela Lista R – “Rigor na Académica”, Margarida Mendes, apenas conseguiu eleger-se a si mesma para a Comissão Disciplinar, contando com 327 votos.

A eleição de Beatriz Almeida, associada da Secção de Gastronomia da Associação Académica de Coimbra (SG/AAC) que concorreu pela Lista T – “Transparência e Disciplina” ao 2º contingente da Comissão Disciplinar, completa assim o leque de eleitos para o órgão.

 

PARTILHAR: