[object Object]
17.02.2022POR Informação RUC

Rui Nabeiro distinguido com honoris causa

O comendador Rui Nabeiro, conhecido fundador do grupo Delta Cafés, vai ser distinguido pela Universidade de Coimbra (UC) com o doutoramento honoris causa, foi ontem anunciado. A distinção foi proposta pela Faculdade de Economia (FEUC) e já tem cerimónia agendada para as 11 horas do dia 9 de Março, na Sala dos Capelos.

O diretor da FEUC, Álvaro Garrido, referiu que esta condecoração era uma das múltiplas já projetadas, tendo sido inevitavelmente adiada pela pandemia. Em entrevista à RUC, distinguiu os atributos de Rui Nabeiro que tornam imperativa a sua presença neste quadro, junto de outros tantos galardoados, exaltando o equilíbrio entre humanismo e empreendedorismo que tanto caracteriza o comendador.

Considera, também, que o histórico profissional de Rui Nabeiro é um exemplo e uma inspiração para os estudantes mais jovens, destacando a capacidade de ultrapassar os entraves da sua origem humilde, até à conceção de uma das mais relevantes empresas do panorama nacional. Sem nunca deixar de lado a vertente social, que cada vez mais é abandonada ou posta de parte pelas grandes corporações, foi possível criar uma instituição assente em bases éticas e numa verdadeira comunidade de trabalho, completou Álvaro Garrido.

Aproveitou, ainda, para realçar a realidade empresarial tão peculiar e individual do comendador. Um caso de sucesso económico e de justiça social que merece ser exaltado, em comparação ao que hoje são as bases de uma típica organização de grande escala, assentes, geralmente, em «princípios puramente financeiros».

Álvaro Garrido acredita que este é um verdadeiro caso de estudo, um modelo de construção e de gestão de empresas que se pretende ensinar aos estudantes destas áreas, especialmente na Faculdade de Economia da UC. O diretor da FEUC acredita que este «exemplo eloquente» realça um modelo de desenvolvimento positivo no que toca ao modo de empreender, de afirmar a marca e de cumprir com as responsabilidades sociais.

Por fim, o promotor da iniciativa deu o seu parecer quanto à atribuição de doutoramentos honoris causa, que considera serem sinónimo de prestigio e da existência de currículos de excelência, remontando que uma condecoração atribuída pela Universidade de Coimbra torna-se ainda mais gratificante, sendo esta uma instituição predileta na distinção de personagens de renome, retomando as cerimónias de homenagem, recentemente bloqueadas pela pandemia.

Imagem: Diário de Coimbra

PARTILHAR: