[object Object]

Alma Azul dinamizou no Café Santa Cruz uma Tertúlia dedicada ao tema “Da Paixão ao Amor”

“Tertúlias Alma Azul” iniciam em Coimbra com leitura de textos poéticos e de prosa e também a apresentação do livro “História e Lenda de Inês Castro” de António de Vasconcelos.

Criada em 1999 em Coimbra por Elsa Ligeiro e sediada agora em Alcains, a editora Alma Azul realiza amiúde encontros literários para assinalar os 30 anos do trabalho desenvolvido na cidade de 1991 a 2021.

O ano passado a Alma Azul organizou, entre junho e dezembro, uma iniciativa mensal a que chamou de “Coimbra Literária”, em que os amantes da leitura se reuniam na cidade, para “uma boa conversa sobre determinados autores”, lembrou Elsa Ligeiro.

Desta vez a editora quis mudar um pouco e experimentar “uma fruição cultural de encontro”, por volta da hora de almoço, entre as 13 horas e as 15h00 no Café Santa Cruz.

Elsa Ligeiro convocou textos de poesia e prosa dos autores Ana Luísa Amaral, do Padre António Vieira, María Zambrano e Octávio Paz, entre outros.

O encontro amoroso, passional entre D. Pedro e Inês de Castro deu um poema da poetisa Ana Luísa Amaral, “e arrancar corações um ato inútil” aqui referido pela editora.

A conversa-debate sobre o lugar do amor na sociedade do século XXI mas também o que separa a Paixão do Amor e como nos relacionamos com as palavras amorosas em época de redes sociais e de relações à distância foram tema.

Elsa Ligeiro lê-nos o poema de Ana Luísa Amaral. A autora foi premiada em 2021 com o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana.

A violência da paixão no namoro e no casamento foi também abordada na apresentação do livro “História e Lenda de Inês Castro”, de António de Vasconcelos, numa edição especial que assinala os 22 Anos da Alma Azul.

Lembramos que António de Vasconcelos foi o primeiro diretor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. A FLUC celebrou 100 anos em 2021.

No próximo domingo, dia 20,  às 15 horas, o tema “Da Paixão ao Amor” vai ser dinamizado na Biblioteca da Fundação Manuel Cargaleiro, em Castelo Branco.

A Coimbra a editora regressa por volta do “Dia Mundial da Poesia” no mês de março para o Festival da Língua Toda. A iniciativa vai realizar-se, algures entre o dia 19 e o dia 21, para trabalhar temas relevantes.

Pode ouvir a conversa com Elsa Ligeiro sobre a “falta de tempo para o amor” e as “atitudes passionais” no ‘podcast’ acima.

Fotografia: Alma Azul e gentileza de familiar de António de Vasconcelos

PARTILHAR: