[object Object]

Coimbra Business School dinamiza lançamento de novo livro sobre a história da instituição

Amado Mendes, autor da obra”CBS-ISCAC,100 Anos de ciências empresariais 1921-2021″ destacou na sua intervenção a importância das empresas e do mundo laboral na composição dos planos de estudos, que devem ser adequados às necessidades das companhias.

O Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra, (ISCAC), realizou nesta quarta-feira, dia 9, a sessão de lançamento do seu novo livro dedicado à história da instituição que comemorou, em 2021, cem anos de idade.

No âmbito do centenário da criação do ISCAC, a Coimbra Business School decidiu criar um livro que relatasse a evolução e crescimento da instituição de ensino superior, cujas fundações remontam ao instituto industrial e comercial de Coimbra.

A obra, escrita pelo historiador e docente da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), José Amado Mendes, foca-se nas várias épocas históricas da escola dedicada às ciências empresariais e negócios, desde a sua criação enquanto instituição de ensino médio até à sua suspensão durante a ditadura militar.

Em declarações à RUC, o presidente da Coimbra Business School, Pedro Costa, decidiu enfatizar o futuro da escola, que está interligado à dinamização do novo centro de investigação do ISCAC- O CBS Research Centre.

Já José Amado Mendes, o autor do livro, não tem dúvidas que que o futuro da escola tem de passar, de forma obrigatória, pela criação de cursos de Doutoramento e pela continuação da aposta na aproximação às empresas e ao mercado de trabalho.

Para além disso, o professor universitário sublinhou que deve ser prioridade do CBS ISCAC continuar a investir na criação de planos de estudo pós-graduados. Esse investimento poderia colmatar as necessidades de estudantes que pretendam aprofundar os seus conhecimentos em áreas que lhes são desconhecidas.

Amado Mendes foi, também, crítico sobre o desinteresse das instituições de ensino superior em públicos de idade mais avançada. Em seu entender, o aumento da esperança média de vida, significa, portanto, o aumento das possibilidades de frequência de um curso superior.

O escritor do livro “ CBS-ISCAC , 100Anos de ciências empresariais 1921-2021” reiterou a importância que as universidades têm na preparação dos quadros superiores das empresas. Na sua visão, é necessário que os politécnicos e universidades atentem naquilo que as empresas procuram, tendo em vista a melhor preparação

Estiveram ainda presentes, enquanto oradores, a Vice-Reitora da Universidade Católica Portuguesa, Margarida Mano, O Diretor do Politécnico de Coimbra, do qual o ISCAC faz parte, Jorge Conde e o Diretor da Escola Secundária de Avelar de Brotero, com o qual o ISCAC chegou a partilhar instalações, António Fonseca de Andrade.

PARTILHAR: