[object Object]

Coimbra em defesa da vida com Movimento “Não às Minas!”

Um conjunto de movimentos e coletivos convocou para esta sexta-feira manifestações contra a exploração mineira em várias zonas do país, incluindo uma manifestação em Coimbra, que reuniu cerca de trinta pessoas, pelas 17h00, na Praça 8 de Maio.

Aos microfones da RUC, Francisco Norega, 27 anos, natural de Coimbra, um dos organizadores da manifestação, explicou a importância das causas defendidas por “Coimbra em Defesa da Vida: Não às Minas!”

O ativista denuncia projetos de mineração muito próximos de casas que impossibilitam a vida rural e os meios de subsistência destas comunidades. Para o organizador do evento, a qualidade de vida destas pessoas irá ser severamente afetada.

A prospeção, pesquisa e exploração mineira de lítio, perto da Serra da Estrela, segundo Francisco Noronha, terão consequências na qualidade da água de Coimbra.

O defensor da causa justifica a manifestação com a necessidade lançar o debate público sobre este tema. O dirigente, que também discursou em frente dos manifestantes, exortou ao facto do tema ter de ser discutido em praça pública, apontando o dedo à inação dos partidos políticos.

O manifestante acrescentou que esta luta não podia ser confundida com uma luta contra o lítio. Com o lema “Não às MINAS, sim às VIDAS” os manifestantes são contra a exploração, nos moldes que está a ser feita, de outros tipos de minerais, como, volfrâmio, zinco, chumbo, cobre, ouro e prata, entre outros.

 

PARTILHAR: