[object Object]

Costa defende orçamento do PS para melhorar pensões, salários e propinas

O secretário-geral do Partido Socialista (PS) e atual primeiro-ministro, António Costa, esteve em Coimbra na terça-feira para uma arruada de apoio à candidatura do partido às eleições legislativas de 30 de janeiro.

Nas ruas de Coimbra, apertadas pela presença dos transeuntes e habitantes, Costa foi dizendo aos populares que “temos de continuar a avançar”. No púlpito montado para os discursos no fim da arruada António Costa falou da defesa dos idosos pela subida das pensões, da defesa dos trabalhadores pelo aumento do salário mínimo e da diminuição da propina para beneficio dos jovens estudantes e suas famílias. Se o PS aprovar o orçamento é tudo concretizado.

A cabeça de lista do PS pelo círculo de Coimbra, Marta Temido, evocou o nome de António Arnaut para apelar aos Conimbricenses e elogiar os trabalhadores do Serviço Nacional de Saúde (SNS) durante os períodos mais urgentes da pandemia.

Com o cenário montado, Marta Temido aproveitou para atacar a ideia do Partido Social Democrata de trocar ‘Serviço’ por ‘Sistema’ e disse que não se pode deitar o SNS borda fora nestas eleições

Ainda durante a descida pela baixa de Coimbra, antes dos discursos, Marta Temido afirmou que “o que fizemos até agora, é importante que continue” e mostrou estar disposta a continuar no cargo de ministra da Saúde.

Quando questionada sobre os grandes aglomerados de pessoas nas arruadas da campanha eleitoral, Marta Temido referiu ser um momento difícil para conjugar a vida e a saúde publica mas realçou o valor da máscara e da vacina.

Entre as palavras de ordem de apoio ao partido socialista, o contacto com os populares trouxe a António Costa a visita inesperada de uma autarca de Penela para apoiar o partido socialista e o seu líder.

Presente na arruada esteve também o ex-presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra, Daniel Azenha, e o atual líder da Juventude Socialista, Miguel Costa Matos. Por lá esteve também o ex-presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado. Em entrevista à RUC, defendeu o orçamento do partido socialista e descreveu o programa do partido como um desenvolvimento conjunto conjugado e solidário.

O ex-autarca de Coimbra criticou ainda o bloco de esquerda e o partido comunista, disse que o PS não recebe lições de democracia e apelou ao voto útil para o PS poder governar com toda a liberdade.

A campanha do PS com o secretário-geral passou também por uma ação de campanha intitulada “Encontro com ciência”, que decorreu hoje no Instituto Pedro Nunes.

Fotografias: Matilde Sabino

PARTILHAR: