[object Object]
15.01.2022POR Isabel Simões

Câmara de Coimbra faz balanço positivo do regresso às aulas presenciais nas escolas do concelho

Apesar do aparecimento de alguns casos positivos à COVID-19 nas escolas de Coimbra, a nova medida de isolamento do aluno infetado sem fecho da turma tem proporcionado a continuação das aulas presenciais. Os testes em massa promovidos pelo Ministério da Educação têm permitido isolar casos positivos.

Ana Vaz, vereadora com a responsabilidade da educação na Câmara Municipal de Coimbra (CMC), considera que o regresso às aulas presenciais na segunda semana de janeiro, correu “bem”. Apesar do aparecimento de alguns casos positivos à COVID-19, as novas medidas têm permitido a continuação da atividade letiva presencial.

De acordo com a Agência Lusa, na última sexta-feira o governo informou que os casos de covid-19 registados nas escolas foram cerca de sete mil no 1.º período letivo, o que representa 0,5% da comunidade escolar e metade do verificado em igual período de 2020.

Cabe ao Ministério da Educação e à Direção Geral da Saúde o registo e acesso aos dados de casos de COVID-19 detetados nas escolas. Ainda assim as justificações de faltas dos alunos por parte dos pais confirmam a existência de casos nas escolas de Coimbra.

No passado, uma das razões de queixa, por parte dos encarregados de educação nas escolas de Coimbra, provinha da má qualidade das refeições escolares. Depois de ter iniciado a produção de refeições, para abastecimento da comunidade escolar do concelho, nas cozinhas da Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores, Escola Avelar Brotero e Infanta D. Maria, as queixas têm diminuído.

A vereadora lembra estar já a decorrer em Brasfemes a experiência de adquirir produtos aos agricultores locais para confeção de refeições escolares. A Câmara de Coimbra pretende alargar a rede assim que possível, garante Ana Vaz.

Segundo a Câmara de Coimbra são fornecidas por dia nas escolas do concelho entre 8000 a 8500 refeições, num universo de 14 400 alunos, que abrange todos os níveis de ensino, do pré-primário ao secundário.

Fotografia: CMC

PARTILHAR: