[object Object]
05.01.2022POR Sara Lopes

Governo anuncia regresso às aulas para dia 10 de janeiro

O secretário de estado adjunto e da saúde António Lacerda Sales anunciou esta segunda-feira que as aulas serão retomadas na próximo dia 10 de Janeiro. A RUC esteve à conversa com Eva Maria, encarregada de educação e mãe de uma aluna que frequenta atualmente o quinto ano de escolaridade que nos exprimiu as suas preocupações acerca desta retoma do ano escolar.

A encarregada de educação deu uma esperança desanimadora do regresso das atividades escolares e revela que o mesmo terá uma previsão curta.

 

 

Eva denuncia a falta de condições de segurança que as escolas reúnem e a falta de supervisão que se verifica nos estabelecimentos de ensino.

 

 

A mãe da aluna garante que não há qualquer testagem aos alunos realizada em contexto escolar e que inclusive a sua filha nunca fez qualquer teste na sua escola. Eva revela que o estabelecimento põe as responsabilidades todas de supervisão das crianças nas mãos dos pais e não na escola.

 

A encarregada de educação afirma também que apesar do aumento de contágios nas escolas, o regresso ao ensino à distância não é solução pois a sua filha passou por bastantes dificuldades durante o período das aulas online.

 

 

Para a encarregada de educação a solução para o problema passa pela testagem em massa de alunos e professores de uma forma regular.

 

 

É de recordar que a Federação Nacional dos Professores defende os mesmos propósitos considerando que a testagem regular e generalizada nas escolas é fundamental assim como a integração de professores e alunos no processo de reforço da vacinação. Já Graça Freitas, Diretora Geral da Saúde relembrou que já não está em causa o encerramento das escolas e que a DGS irá fazer um acompanhamento regular da situação pandémica nas escolas e fazer de tudo para minimizar os efeitos da doença nas crianças.

PARTILHAR: