[object Object]
02.01.2022POR Isabel Simões

Alunos da Escola Superior Agrária criam horta e floresta amigas do ambiente

A horta comunitária dos alunos da ESAC, a Escola Superior Agrária de Coimbra, já tem brócolos, couve-flor, alho-francês, chicória e amoreiras, entre outros hortícolas. Durante o mês de janeiro vai acontecer a primeira colheita. Com o HortaLAB, os alunos da ESAC querem promover a integração dos novos alunos de forma diferente.

A necessidade de existir uma componente mais prática no curso de Licenciatura em Agricultura Biológica da ESAC levou um antigo aluno a propor a iniciativa. João Duarte, um dos continuadores do projeto, explica o que é o HortaLAB.

Na horta comunitária são usadas técnicas de design em permacultura e de agrofloresta de sucessão, técnicas que respeitam as regras da natureza. Há também a tentativa de abrir e fechar o círculo de trabalho agrícola. O projeto está aberto a colegas de todos os cursos. Os estudantes estão determinados em mudar o paradigma da agricultura tradicional, afirma João Duarte.

As técnicas da agricultura biológica, são conhecidas mas necessitam de explicação e de uso adequado. Alexandre Penicheiro, outro dos alunos envolvidos no HortaLAB, explica algumas das técnicas usadas.

O respeito pela natureza é uma constante da horta comunitária mas o papel social também importa. Os produtos da primeira colheita vão ser doados. Gerido por alunos para alunos o HortaLAB tem tido o acompanhamento de professores, como menciona João Duarte.

O HortaLAB tem perto de 900 metros quadrados. No espaço existe para já uma linha de aromáticas e outra de hortícolas. No futuro vai ter três linhas de árvores que representem uma floresta de sucessão. A compostagem também está nas metas a médio e longo prazo.

Os alunos estão a reunir fundos para adquirirem as árvores da futura floresta. Pode contribuir no Instagram em @hortalabesac

Pode ouvir a conversa com João Duarte e Alexandre Penicheiro na íntegra no ‘podcast’ do início do artigo

Fotografia: @hortalabesac

PARTILHAR: