Imagem principal
24.12.2021POR Informação RUC

A resposta da restauração a mais um Natal pandémico

As novas medidas restritivas decretadas em conselho de ministros para fazer face ao aparecimento em força da variante Ómicron que vão desde o encerramento de bares e discotecas, até à exigência de apresentação de testes negativos para restaurantes nos dias 24/25 dezembro, 30/31/1 Janeiro, colocam novos desafios ao setor da restauração.

Fomos ao encontro dos responsáveis por alguns restaurantes mais emblemáticos da cidade para percebermos como está a restauração em Coimbra a encarar esta quadra festiva com as novas medidas decretadas pelo governo decorrentes da pandemia.

A quebra de marcações e o aumento de desmarcações de clientes nos últimos dias tem sido o aspeto mais referido. Elisabete Olaio, responsável pelo Solar do Bacalhau, aponta para o cancelamento de cerca de 90% das reservas para esta altura do ano, sendo que 10 a 20% destes cancelamentos foram convertidos em encomendas Take-Away.

Os estabelecimentos têm tentado motivar a vinda dos clientes aos seus estabelecimentos, desenvolvendo algumas medidas de forma a facilitar os procedimentos exigidos pela Direção Geral de Saúde (DGS). Susana Vicente, colaboradora da Praxis referiu algumas medidas que vão tomar para os próximos dias.

Susana Vicente, refere, também que as pessoas já estão habituadas às medidas da pandemia, encarando-as com alguma normalidade.

Apesar destes esforços, “um dia de cada vez” é a frase mais referida pelos entrevistados. Pedro Caetano, responsável pelo restaurante DUX mostra-se otimista referindo que é necessário encarar o COVID-19 com precauções, mas com naturalidade.

As novas medidas restritivas decididas em conselho de ministros foram antecipadas para o dia 25 de Dezembro, dia de Natal, e estendem-se até ao próximo dia 10 de Janeiro de 2022.

PARTILHAR: