Imagem principal
14.12.2021POR Informação RUC

Iniciados os trabalhos de requalificação da Sé Velha e da Igreja do Carmo

Foram hoje apresentadas as obras de requalificação da Sé Velha e da Igreja do Carmo, em Coimbra. A cerimónia, que começou pelas 11h30, teve lugar no monumento da Alta da cidade. A RUC esteve presente e relata os desenvolvimentos do projeto.

No âmbito do programa Centro 2020, financiado pelos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, dois locais patrimoniais da cidade de Coimbra vão ser sujeitos a obras de requalificação. A cerimónia de apresentação da obra teve lugar na Sé Velha, um dos edifícios que vai ser alvo de restauro.

Substituição de telhados, restauro do revestimento cerâmico, conservação de elementos pétreos e reparação dos vitrais da sacristia são algumas das intervenções previstas para o monumento da Alta da cidade.

A Diretora Regional de Cultura do Centro, Suzana Menezes, referiu que a Sé Velha vai manter o seu normal funcionamento até ao fim dos trabalhos, previsto para 2022.

A intervenção conta com um orçamento de 410 mil euros. De forma a perspetivar investimentos futuros, foi definida uma Estratégia Regional de Cultura 2030, como explica a Diretora.

Já a Igreja do Carmo vai sofrer obras de requalificação de forma a permitir a abertura ao público, sendo que o local está encerrado há cerca de nove anos. O monumento está situado na Rua da Sofia, na zona classificada como Património Mundial.

O projeto de 200 mil euros, deverá ser concluído em agosto de 2022. A Ordem Terceira da Penitência de São Francisco, detentora do imóvel, assegurou a comparticipação nacional em 15% de todo o investimento. A membro da Ordem, Ana Maria Vale, relembra que o edifício da Igreja integra um lar e um centro de abrigo, que vão também beneficiar da obra.

A Secretária de Estado Adjunta do Património Cultural, Ângela Ferreira, esteve presente e faz um balanço positivo do dia.

Inseridas no Plano de Recuperação e Resiliência, estão ainda previstas mais obras de requalificação na cidade de Coimbra, como anuncia a Secretária de Estado.

Fotografias: Catarina Silva

PARTILHAR: