[object Object]

Jorge Pimenta: “A nova economia do espaço é uma oportunidade para o país e para os empreendedores”

O aniversário da ESA BIC Portugal e a sua evolução, os projectos em curso e os objetivos futuros da incubadora foram os temas em destaque em mais um Observatório.

A celebrar 7 anos de vida, a ESA BIC Portugal colabora com cerca de 42 empresas que usam o conhecimento que nos chega através dos satélites para criar soluções para problemas da Terra. Tudo boas razões para convidar o responsável pela inovação da incubadora, Jorge Pimenta para o primeiro programa da semana.

A exploração espacial tem sofrido uma evolução gigante nos últimos anos e neste momento está muito ligada a aplicações civis. Empresas como a SpaceX, Amazon entre outras, têm lançado milhares e milhares de satélites que nos permitem ter uma melhor ligação à internet, um melhor sinal de GPS e no fundo uma melhor qualidade de vida. Jorge Pimenta afirma que tudo o que utilizamos hoje em dia que se relaciona com a nossa deslocação, com a nossa utilização dos dados e sua segurança, tem muito que ver com a capacidade dos satélites cobrirem toda a terra.

“A ESA quer que as empresas e todos nós, cidadãos europeus,  possamos usufruir do manancial de informação que os satélites produzem sobre a terra e que possamos encontrar novas aplicações para eles”

O Centro de Incubação de Negócios da Agência Espacial Europeia (ESA BIC) em Portugal no Instituto Pedro Nunes, tem apoiado empresas no lançamento de novos negócios – produtos ou serviços – com base quer em tecnologia desenvolvida para ir para o espaço quer em informação que os satélites devolvem de volta para a Terra. A utilização dos recursos para a produção agrícola, a monitorização de auto-estradas e infraestruturas, o acompanhamento no campo da saúde com aplicações medidoras da evolução de doenças bem como a adaptação da medicação de cada doente especifico são apenas breves exemplos das imensas aplicações que usam as informações providenciadas pelos satélites.

“A web 3.0 é muito mais descentralizada e democrática. Todos vamos ter acesso a internet de altíssima qualidade.”

Jorge Pimenta acredita que neste momento o mundo “está muito mais plano” no que toca a oportunidades. Existem agora mais possibilidades de um engenheiro ou astrofísico em Coimbra trabalhar para as melhores empresas do mundo. Por outro lado é agora também mais fácil atrair as melhores empresas do mundo para se fixarem na cidade, junto da Universidade e do seu talento.

Na ESA BIC Portugal, trabalham mais de 150 pessoas altamente capazes e qualificadas. Jorge Pimenta realça a evolução da incubadora e garante que já estão definidos os objetivos futuros: expandir o espaço garantindo mais 1500 metros quadrados, crescer em número de empresas e quem sabe encontrar o próximo unicórnio do setor espacial.

Pode ouvir a entrevista na íntegra no link acima ou na plataforma Spotify.

 

PARTILHAR: