[object Object]

“Pedro Duarte tem de demonstrar aos jogadores que há esperança”

Pedro Duarte chega a Coimbra com a tarefa de garantir a manutenção da Académica na 2ª Liga. Em entrevista, o comentador dos Relatos RUC, Tomás Cunha, explicou que o novo treinador precisa de começar a pontuar para que a equipa não fique condenada à descida de divisão.

Na passada quinta-feira, dia 25, a Associação Académica de Coimbra / Organismo Autónomo de Futebol anunciou Pedro Duarte como sendo o novo técnico responsável pelo destino da Briosa. Depois de um início de época complicado, no qual a formação dos estudantes conquistou apenas 2 pontos na Liga 2 Portugal SABSEG e em que já se viu arredada da Allianz Cup e da Taça de Portugal Placard, o sucessor de Rui Borges e de João Carlos Pereira, que durante esta época já estiveram à frente da equipa, tem agora em mãos a difícil missão de atenuar a gravidade da situação em que a equipa se encontra, segurando a manutenção no 2º escalão do futebol português.

A carreira de Pedro Duarte passa essencialmente pelas camadas jovens do Sporting Braga, onde se sagrou campeão Nacional Juniores A 1ª Divisão, mas conta também com passagens por equipas como o Estoril, o Maria da Fonte ou o Tianjin Teda, da China. O treinador começou a presente época ao serviço do Sanjoanense, onde apenas conseguiu arrecadar uma vitória nos 5 jogos realizados.

Para compreender melhor o que significa a chegada deste novo treinador, o repórter Eurico Figueiredo esteve à conversa com Tomás Cunha, comentador dos Relatos RUC, que explicou que a primeira tarefa do novo timoneiro da Académica é a de devolver a esperança ao plantel.

Para recuperar a confiança do plantel, o radialista considera não haver espaço para “grandes fantasias”. Segundo afirma, a conquista de pontos deve ser a primeira prioridade de Pedro Duarte nos seus primeiros jogos ao leme da equipa, partindo posteriormente para a implementação de um novo modelo de jogo.

De acordo com Tomás Cunha, o estudo feito pela equipa dos Relatos RUC leva a crer que, num médio-longo prazo, a aposta do treinador deve incidir num 4-4-2, um modelo pouco comum nesta Académica. No seu entender, o novo técnico da Académica pode acabar por trazer um futebol mais ofensivo, mas falta perceber se Pedro Duarte tem ao seu dispor um plantel que acompanhe as suas ideias.

A estreia do treinador a representar o losango academista acontece já este domingo, dia 28, frente ao Sporting da Covilhã, no Estádio Cidade de Coimbra, pelas 19h30 – um jogo que pode acompanhar em direto na antena da RUC, em 107.9FM ou em ruc.pt.

Para ouvir a entrevista na íntegra basta clicar no link acima ou aceder através do nosso Spotify.

PARTILHAR: