[object Object]

Sara Amaral: “A interação entre cientistas e encenadores tem-se mostrado eficiente na missão de sensibilização e comunicação de ciência”

O Colóquio internacional “Teatro sobre a Ciência: Teoria e Prática”, o cruzamento entre a ciência e o teatro e a Semana da Ciência e Tecnologia, foram os temas em destaque em mais um Observatório.

O programa Observatório de quarta-feira dia 24 de novembro, contou com uma entrevista a Mário Montenegro da Companhia de Teatro Marionet e Sara Amaral do Centro de Neurociências e Biologia Celular. O teatro e a ciência deram as mãos e A Marionet, juntamente com o Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), o Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra (CEIS20), o Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC) e o Laboratório de Investigação e Práticas Artísticas (LIPA), organizaram o colóquio internacional “Teatro sobre Ciência: teoria e prática” que decorre, de 25 a 27 de novembro.

Mário Montenegro, diretor artístico d’A Marionet, afirma que esta ideia de cruzar a ciência e o teatro surgiu por acaso há cerca de 20 anos atrás com um espetáculo particular sobre cosmologia. A partir daí, juntamente com alguns parceiros – como é o caso do CNC – tem vindo a desenvolver diversas atividades. O colóquio “Teatro sobe Ciência: teoria e prática” é um exemplo prático do trabalho desenvolvido nesta área.

“queremos tornar Coimbra um pólo significativo na investigação”

Este colóquio, com duração de 3 dias tem como função trazer especialistas nacionais e internacionais da teoria e prática destes dois campos – arte e ciência – de forma a impulsionar o valor da cidade como pólo dinamizador significativo na investigação.

O objetivo é simples. Transportar temas científicos para o palco e aproximar a ciência às pessoas por intermédio de uma linguagem teatral. Sara Amaral, coordenadora do Gabinete de Comunicação de Ciência do CNC-UC, acrescenta ainda que esta intersecção entre arte e ciência tem sido uma experiência enriquecedora que permite não só refletir sobre o que é a ciência e a investigação cientifica mas também criar um veículo para comunicação de ciência duma forma inovadora e criativa.

“a magia aqui é trabalharmos dum ponto de vista multidisciplinar, utilizando as valências e o melhor que os dois lados têm para dar”

Este colóquio científico destina-se a todos os investigadores e pessoas ligadas à ciência que utilizam linguagens artísticas para divulgar o seu trabalho, mas também investigadores na área das artes.

Além deste evento o CNC-UC tem planeadas várias atividades para esta que é a Semana da Ciência e Tecnologia. Sessões em escolas com visita de investigadores, um evento musical que junta a música e a ciência em conjunto com a Orquestra Clássica do Centro, e o BrainGame um evento online que abre um espaço de discussão e debate dedicado às neurociências.

Pode escutar a entrevista na íntegra no link acima ou na plataforma Spotify.

 

PARTILHAR: