[object Object]
22.10.2021POR Miguel Tavares

Manifestação “30 anos de gerações contra a propina. Até quando?!” em domingo de cortejo

Foi em 1991 que pela primeira vez os estudantes se insurgiram contra a fixação das propinas. 30 anos volvidos, a Associação Académica de Coimbra aproveita a discussão sobre o Orçamento de Estado para voltar a trazer à rua a luta contra a propina.

João Assunção, actual Presidente da Direcção Geral da AAC (DG/AAC), abriu a proposta de moção política da DG/AAC na Assembleia Magna da passada quarta-feira com um mote para trazer de volta à rua a luta contra as propinas.

Uma luta de 3 décadas, onde nos últimos anos se viram vitórias para o lado dos estudantes, com congelamentos e reduções da propina do ensino superior. A posição da actual DG é que a luta é para continuar, com João Assunção a propor ao órgão máximo da Académica uma nova manifestação para o próximo domingo.

O momento é oportuno, não só pelo actual debate do Orçamento de Estado para o próximo ano, mas também a Queima das Fitas como veículo de coesão estudantil, que a Direcção Geral que aproveitar ao máximo. A guerra contra as propinas foi definida como tema político desta edição da Queima das Fitas, com várias manifestações planeadas no recinto das noites do parque.

A Assembleia Magna apoiou a proposta de forma expressiva, aprovando a proposta com 0 votos contra, 16 abstenções e 327 votos a favor.

A manifestação terá lugar no próximo domingo, dia 24, com concentração planeada às 14:30 na praça 8 de Maio, percorrendo a baixa até à praça da canção, momento em que começará o cortejo da queima das fitas.

PARTILHAR: