[object Object]

249º aniversário da FCTUC comemorado com cerimónia no Polo II

Projetos de investigação, menções honrosas e apelo à renovação da Faculdade de Ciências e Tecnologia, marcam 249ª aniversário da FCTUC.

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra comemorou hoje os seus 249 anos, com uma cerimónia onde foram apresentados diversos projetos científicos e dadas menções honrosas a alunos, funcionários e professores.

Durante os discursos de abertura Paulo Eduardo Oliveira, diretor da faculdade, lembrou a história da faculdade, que já teve diversos nomes e diferentes unidades orgânicas, sugerindo que a data redonda de 250 anos, que se aproxima, pode ser uma boa oportunidade para voltar a repensar a FCTUC.

O diretor da FCTUC assumiu ainda que é urgente renovar os quadros da faculdade tanto no que toca a docentes como a funcionários, pois “sem pessoas não há escola que funcione”.

Paulo Eduardo Oliveira afirmou ainda que uma escola sem investigação não é uma Universidade e que para tal é necessário um financiamento regular que dê estabilidade aos investigadores e não “bazucas” que trazem muito dinheiro de forma súbita mas que depois correm o risco de desaparecer.

Ao contrário do que havia sido previamente anunciado o reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, não marcou presença na cerimónia. Em seu lugar esteve o vice reitor Luís Simões da Silva que destacou a importância desta comemoração para divulgar os trabalhos científicos que são desenvolvidos no seio da Faculdade de Ciências e Tecnologia e que representam 80% das patentes da UC e 64% do financiamento competitivo que a Universidade de Coimbra garantiu nos últimos 5 anos.

No fim da cerimónia houve espaço para provar alguns produtos alimentares à base de algas marinhas desenvolvidos no seio da Faculdade pelo projeto MENU.

PARTILHAR: