[object Object]

Nova Grelha Regular RUC 2021/22

Após um Verão quente, mas ainda confinado, a Rádio Universidade de Coimbra prepara-se para sair à rua, desta vez mais agasalhada, com a nova Grelha Regular 2021/22, centrada na informação, na música e na cultura emergente.

E é nesse sentido que esta nova grelha se celebra no dia 12 de outubro com a Festa de Apresentação da Grelha Regular, na qual João Não e Lil Noon apresentam o seu disco “terra-mãe”.

Regressa o “Café Olé” às manhãs radiofónicas no seu horário habitual (2ª a 6ª às 10h), mas com novos locutores e novas rubricas. Os estágios de Verão terminaram, e os anteriores alunos dos cursos RUC tornam-se membros que assumem alguns dos caminhos destas descontraídas manhãs radiofónicas. É da mistura de gerações que se faz esta rádio. E apesar de caminharmos para dias mais frios, o “Fahrenheit 107.9” (2ª a 6ª às 14h) regressa para assegurar que a temperatura se mantém alta pelo éter da RUC.

Para além dos regressos habituais, há também regressos que se fazem sobre a forma de novidades. O “Jazzmatazz” ressurge, desta vez assegurado pelo Departamento de Programação da RUC, prometendo trazer o jazz a um lugar central na rádio (3ª e 5ª às 15h). Também assegurado pelo Departamento de Programação, surge o “Vektor”, que assume o lugar do antigo Kepler, ganhando em si uma eletrónica mais crua, dura e industrial (3ª e 5ª às 18h).

 

Estreias no éter da RUC

A RUC continua a assumir-se como rádio local e rádio escola com programas de autor. E se aqui há regressos como “OST”, “Dissoluções”, “Vidro Azul” ou “Brava” (que após 10 anos da sua estreia regressa ao éter ruciano), há que assinalar as estreias que se fazem a partir desta semana. “Ruas” (3ª às 12h) traz a música que se faz na cultura dos subúrbios urbanos até à RUC; “XanaTikTok” (4ª às 00h) torna menos obscura a música dos recantos da Internet; “Mall Topic” (4ª às 15h) presta homenagem à era do mall goth dos anos 90/2000; “Meio Ambiente” (5ª às 16h) apresenta a interpretação que 6 locutores da RUC fazem da família de géneros do ambient; “Terra Incognita” (6ª às 15h) foca-se na esquizofrenia do experimentalismo musical DIY dos início do século; “Ethereal” (6ª às 23h) embala-nos em noites de sonhos carregadas de shoegaze; “Rádio Baldia” (Sáb à 01h) apresenta-se como a conversa possível por entre a construção do ruído; “Contra-capa Joanina” e “Boca de Sino” (Dom às 15h) intercalam entre si, numa semana abre-se diálogo entre duas ávidas leitoras, na outra viaja-se à música que, tal como as calças, se popularizou nos anos 70. A cortesia da Antena 2 da arte-rádio do “Bolha Gular” (6ª à 01h) surge também como novidade.

 

Informação da RUC regressa em força

Com a entrada desta nova grelha, o Departamento de Informação põe mãos à obra para reforçar a sua cobertura. Depois de um verão mais descontraído (marcado pelo acompanhamento das eleições autárquicas), a RUC continua a emitir o “Há vida(s) nesta cidade” todos os sábados, pelas 14h00. Regressa o programa “A Praça e a República”, à 2ª feira, pelas 15h00, e volta o “Observatório” de 2ª a 6ª feira, pelas 21h00.

No entanto, as novidades surgem no formato deste último programa. Apesar de manter o foco na atualidade à 3ª, 4ª e 6ª feira, o “Observatório” aproveita a boleia do “De A a C”, que nos levou a conhecer melhor a associação académica mais antiga do país ao longo dos últimos meses, para, à 2ª, se dedicar aos assuntos emergentes no seio da academia. Já à 5ª, a RUC dá destaque ao desporto conimbricense, setor sobre o qual não se debruçava desde o fim do programa “Pé d’Atleta”. Para complementar estas emissões, continuamos a contar com as rubricas sobre a atualidade europeia e sobre o crime na cidade de Coimbra, às quais se juntam também novos espaços informativos dedicados à literatura, à tecnologia e ao ambiente.

Para a atualização da informação, pode ainda ouvir todos os dias as habituais “Sínteses Informativas”, pelas 10h00 e pelas 18h00 (e também pelas 21h00 ao fim-de-semana), garantindo assim 3 momentos informativos diários.

 

Briosa continua acompanhada pela equipa do costume

Os Relatos RUC mantêm a sua missão de fazer chegar os jogos da Associação Académica de Coimbra / Organismo Autónomo de Futebol (AAC/OAF) aos seus fiéis adeptos, acompanhando em direto da antena da Rádio Universidade de Coimbra todas as partidas do clube.

À 2ª, pelas 20h00, os especialistas radiofónicos regressam com o programa “Prognósticos”, onde é feita a análise (sempre parcial) das exibições da Briosa.

 

As restantes novidades surgirão com o desconfinamento da vida e da própria RUC, durante o ano, sempre nesta mistura de juventude, experiência e experimentação, a acompanhar nos habituais 107.9FM, no novo site e nas redes sociais da RUC.

 

Imagem: Maria Carrilho

PARTILHAR: