[object Object]
02.10.2021POR Miriam Lopes

Mu[n]da Fado Collective: A tradição de mãos dadas com o futuro

Este é o quarto ano consecutivo que a Câmara Municipal de Coimbra realiza o festival “Correntes de um só rio”, dedicado ao Fado, à Canção, à Música e às Guitarras de Coimbra. O evento começa dia 1 de outubro com a habitual Serenata Património. Os artistas vão ser muitos  e diversos e vai haver até uma estreia que promete ser inovadora, marcante e possivelmente provocadora. 

Mu[n]da Fado Collective.

É este o nome do recém-criado coletivo conimbricense de músicos, que vai apresentar-se dia 8 de outubro pela primeira vez num concerto inserido no Festival Correntes de um só Rio, no Convento São Francisco em Coimbra. Fundado em Janeiro de 2020, Mu[n]da Fado Collective é um coletivo de músicos eclético, onde a tradição se ergue junto da contemporaneidade.

A RUC conversou com Eduardo Almeida, mentor do projeto, que nos contou como tudo começou.

Um projeto novo, mas com raízes antigas. Mu[n]da Fado Collective nasce do fado de Coimbra. Canta o amor, a saudade, a academia e a cidade mantendo a tradição coimbrã, mas introduz uma nova forma de sentir o fado. Nas palavras de Eduardo Almeida, o coletivo quer mostrar, com os seus arranjos, que a evolução do fado-canção de Coimbra é possível.

Um sexteto de sopro, guitarras e voz. Arranjos novos de canções antigas e até originais. O coletivo de músicos de Coimbra apresenta-se ao público no próximo dia 8 de outubro. O seu mentor revela alguns detalhes deste espetáculo.

Mu[n]da fado Collective sobe ao palco do Convento S. Francisco no próximo dia 8 de outubro pelas 21h30. 

Os bilhetes já estão à venda na Ticketline. Toda a programação do festival Correntes de um Só Rio pode ser consultada na página do Convento S. Francisco.

Pode ouvir a peça completa no link acima ou na plataforma Spotity.

PARTILHAR: