[object Object]
15.09.2021POR Pedro Andrade

Elísio Estanque: “Iniciativas que estão em andamento dão vantagem a quem está no governo do município”

No comentário à atualidade Elísio Estanque abordou a possível transferência do Tribunal Constitucional para Coimbra e as Eleições Autárquicas do próximo dia 26 de setembro, com especial foco na autarquia de Coimbra.

O espaço de comentário do Observatório desta quarta-feira, dia 15, ficou a cargo de Elísio Estanque, sociólogo e professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Elísio Estanque abordou a eventual transferência do Tribunal Constitucional do Palácio Ratton para Coimbra. O sociólogo considera que a mudança seria positiva, embora o timming da proposta seja desadequado já que acontece em plena campanha autárquica. Para Elísio Estanque a discussão no parlamento deveria ter acontecido já antes da paragem de Agosto. Em relação ao parecer negativo que os juízes do Tribunal Constitucional deram a esta mudança o comentador desvalorizou.

Já em relação às Eleições Autárquicas Elísio Estanque afirma que a estratégia que os grandes partidos têm optado, em que muitas vezes o poder central a escolher os candidatos a vários municípios ao invés das estruturas locais, irá ser posta à prova nas eleições de 26 de setembro.

No que toca a Coimbra para o comentador Manuel Machado parte em vantagem embora considere difícil uma vitória com maioria absoluta. Para essa eventual vitória socialista Elísio Estanque considera que contribuem as várias obras públias que têm vindo a ser levadas a cabo no fim do atual mandato bem como a confusão que houve em torno da escolha de José Manuel Silva como candidato apoiado pelo PSD depois de as estruturas locais terem apresentado Nuno Freitas como sua escolha. Elísio Estaque disse acreditar também que o movimento Cidadãos por Coimbra venha a ter uma subida em relação ao resultado obtido nas eleições de 2017 e que consiga eleger um vereador.

A conversa está disponível na sua integra em “Podcast”.

PARTILHAR: