Imagem principal
28.08.2021POR António Monteiro

Tiago Meireles Ribeiro: “Coimbra precisa de uma voz forte no município perante o poder central”

A posição do candidato à Câmara Municipal de Coimbra pelo partido Iniciativa Liberal em relação aos pontos centrais da cidade, em análise na antena da RUC.

Tiago Meireles Ribeiro, candidato à presidência da CMC pelo partido Iniciativa Liberal, marcou presença no Observatório de sexta-feira dia 27, naquela que foi a segunda entrevista de um ciclo de conversas pré-eleitorais.

“Uma cidade para reter altos quadros precisa de uma economia que funcione a todos os níveis”

Relativamente às empresas em Coimbra, Tiago Meireles Ribeiro começou por frisar a importância do apoio à industria na retenção de jovens trabalhadores. Sublinhou ainda a relevância da “desburocratização e da simplificação”, afirmando que a Câmara “não pode ser um obstáculo no caminho de quem quer produzir”. Deixou ainda um apelo para o reforço da “marca Coimbra”.

“Quem chega a Coimbra B parece que chegou a um apeadeiro”

Em relação à mobilidade, o candidato Liberal começou por defender um reforço dos transportes por camadas, desde os transportes internacionais aos regionais, terminando os urbanos. Defendeu ainda a utilidade da digitalização, através de aplicações como o Google Maps e Waze, no mapeamento em tempo real dos transportes públicos urbanos. Finalmente, anunciou ainda o desejo da implementação de uma aplicação móvel para a interação direta com os serviços de transporte de Coimbra.

“Não pode existir Coimbra sem a Universidade”

A relação da Universidade de Coimbra com a Câmara Municipal foi outro dos temas abordados. Tiago Meireles Ribeiro frisou a importância dos estabelecimentos de ensino superior para a cidade, afirmando que “Coimbra e a Universidade são praticamente sinónimos”. Antecipou ainda um ambiente de “transparência e cooperação” entre as instituições.

Houve ainda tempo para falar da habitação e da candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura.

Pode ouvir a entrevista completa acima ou no Spotify da RUC.

PARTILHAR: