[object Object]
18.08.2021POR Samantha Almeida

Funcionários do SUCH reivindicam melhores condições de trabalho

Os trabalhadores da empresa Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH) reuniram-se na passada segunda-feira em frente à Administração Regional da Saúde do Centro para reivindicar melhores condições de trabalho, entre as quais se destacam as condições salariais e o reconhecimento dos funcionários com mais antiguidade, entre outras.

Em entrevista à RUC, António Baião, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Centro, esclarece o motivo da concentração em frente ao edifício da ARS do Centro.

O dirigente destaca ainda a falta de trabalhadores, nos serviços da empresa, motivada pelo não reconhecimento das carreiras e consequente sentimento de desvalorização do trabalho prestado.

Baião refere que as condições do espaço de trabalho destes funcionários têm-se deteriorado, colocando em risco o nível de salubridade em que desempenham funções como, por exemplo, aquelas relacionadas com a confecção de alimentos, entre outros. A respeito da fiscalização e avaliação destas condições o dirigente aponta o seguinte:

 

Negociações ineficientes e ausência de resposta geram manifestações dos trabalhadores

O sindicato insiste na via da manifestação por decisão dos trabalhadores do SUCH que acordaram manter estes protestos uma vez por mês até, pelo menos, ao final do ano de 2021, caso não haja uma resposta oficial disposta a uma negociação justa e que demonstre disponibilidade para atender às principais necessidades apontadas pelos funcionários.

Questionado sobre o motivo que leva os trabalhadores a manifestarem-se em frente à sede regional da saúde, o dirigente esclarece que apelam agora aos representantes governativos do sector após negociações infrutíferas com a administração da empresa SUCH.

A concentração, que teve como objectivo solicitar uma reunião com a direcção e, assim, entregar o documento que expõe as reivindicações, foi recebida pela secretária da presidente da ARS do Centro. No entanto, António Baião lamenta que continuem a haver dificuldades processuais na comunicação com as entidades dirigentes.

O representante revelou ainda que nesta manifestação foi marcada a próxima a ter lugar no dia 20 de Setembro e que irá continuar a agregar também os trabalhadores de Viseu.

A RUC tentou contactar a ARS do Centro mas até à data de edição não foi possível obter uma resposta.

PARTILHAR: