[object Object]
05.07.2021POR Tomás Cunha

Nova grelha da RUC promete um “Motim no Rebolim” e muita música para o verão

Como acontece todos os anos, a Rádio Universidade de Coimbra “veste o fato de banho” e mergulha numa programação dedicada ao calor do verão. A Grelha de Verão RUC entrou hoje no ar e promete levar aos seus ouvintes música, passatempos e muita informação nos próximos dois meses

Como é habitual, a Grelha RUC veste-se a pensar nas temperaturas mais altas da estação e é protagonizada por programas mais leves, cujo tema dominante será, naturalmente, o verão. Nesse sentido, o departamento de programação refresca as tardes dos seus ouvintes com o programa “Motim no Rebolim”, uma alusão às tardes quentes na praia conimbricense.

Grelha de Verão RUC: um espaço de experimentalismo e de inovação

Como sempre, a grelha de Verão será um espaço de experimentalismo e de inovação, com um lugar reservado para os/as alunos/as do último curso de Programação e Realização RUC que vão ter a sua primeira experiência “a sério”. Além das estreias, a nova grelha marca o regresso de alguns “clássicos”, como Rádio K7 e uma Polaroid, RUC no Divã, Jukebox, Impala ’67 e do programa “A Última Dança”, um dos principais sucessos da última grelha de verão RUC e que criou uma vaga de fãs, como admite Bernardo Matos.

No âmbito das estreias, “Top Ear” promete surpreender os ouvintes num programa que pretende homenagear o velhinho programa de carros Top Gear da BBC. Uma grelha que na opinião de Bernardo Matos representa “um regresso à normalidade”, depois de um ano atípico que fomentou muita “fome para fazer rádio”, assegura o coordenador da programação da RUC.

Informação da RUC quer desconstruir a ideia de que em Coimbra não se passa nada!

Nesta temporada, a grelha RUC vem, mais uma vez, desconstruir a ideia de que em Coimbra não se passa nada. No que ao departamento de informação da RUC diz respeito, as atenções centram-se numa programação variada e orientada para os temas da cidade e da Associação Académica de Coimbra. Desta forma, o programa generalista “Observatório” vê a sua emissão reduzida na programação de Verão, com a Informação da RUC a apostar num programa de Gestão, “Business as Usual”, e um outro focado na Académica, apelidado “De A a C”, com o melhor da cultura, desporto e política da Associação de estudantes mais antiga do país.

O primeiro “De A a C” vai para o ar com uma entrevista a João Assunção, presidente da Direção Geral da AAC/DG. O Observatório da primeira semana vai apostar na temática local com duas entrevistas especiais: na quarta-feira, com Carlos Cidade, vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC); na sexta-feira, com Manuel Pires da Rocha, deputado municipal do Partido Comunista Português (PCP).

As restantes novidades serão anunciadas ao longo da temporada, para acompanhar nos habituais 107.9FM, no novo site (ruc.pt) e nas redes sociais da RUC.

Imagem: Maria Carrilho 

PARTILHAR: