[object Object]
10.06.2021POR Informação RUC

Carlos Cortes: “É muito mais barato prevenir do que tratar a doença”

A responsabilização e utilização de máscaras, o surgimento de novas variantes, a importância da vacina e as novas regras aplicadas à época estival foram os principais temas abordados.

O programa Observatório do dia 9 de Junho contou com a presença de Carlos Cortes, Presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos.

Em resposta às declarações mais recentes do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que salientou a necessidade de haver um equilíbrio sensato no cumprimento das regras do desconfinamento e evitar posições que apelida de “radicais sanitaristas”, Carlos Cortes acusa o poder político de ter havido “desde o início desta pandemia, muitos zig-zags na gestão, nas reacções e nas respostas que foram dadas”.

Nas palavras do profissional de saúde, “por um lado, muitas vezes temos um discurso muito rigoroso naquilo que tem sido feito na resposta a esta pandemia (…) mas, por outro lado, o poder político muitas vezes (…) a desresponsabilizar quem depois promove eventos de grande dimensão em que muitas vezes as medidas de segurança não são respeitadas”.

“As pessoas não podem ir despreocupadas para as férias”

Para Carlos Cortes, a vacinação é o meio mais eficaz de conter a disseminação do vírus sendo que, para tal, é crucial que se continue a apostar no aumento de pessoas vacinadas, não só em Portugal mas no mundo. A este respeito acrescenta que “é fundamental que todas as pessoas no mundo estejam protegidas do vírus” e que “o mundo só irá conseguir ultrapassar esta pandemia quando todas as pessoas estiverem vacinadas”. Quanto às novas regras estipuladas para a utilização das praias neste Verão, o presidente da secção regional apela ao sentido de responsabilidade e civismo dos cidadãos e relembra que “este ano as pessoas não podem ir despreocupadas para as suas férias”.

Prevenir é fundamental, afirma Carlos Cortes

No que concerne ao aumento do número de casos em algumas zonas do país, Carlos Cortes salienta a importância da prevenção de modo a que se evite um regresso a um cenário mais preocupante: “Temos que continuar a manter muitas das precauções (…) para não acontecer aquilo que está a acontecer em algumas zonas do país, nomeadamente Lisboa, onde nós sabemos que não poderá manter o nível de desconfinamento de retirar algumas das medidas que tinha (…).”

O resto do comentário pode ser escutado acima no serviço de podcasts RUC e na plataforma Spotify.

PARTILHAR: