[object Object]

UC lança com ICNF e outras instituições plataforma de polinização

O Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra (CEFUC) realiza hoje, dia 9 de junho, a conferência “What does it mean to decarbonize transportation?”. No último sábado, dia 5 de junho, lançou com o ICNF – o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e outras instituições uma plataforma de polinizadores e serviços de polinização.

No âmbito da disciplina Literacia em Ambiente e Sustentabilidade, a Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável e o CEFUC, dinamizam o Ciclo “Science & Society for Sustainability”. O segundo webinar tem lugar hoje, dia 9 de junho, pelas 17h, com o tema “What does it mean to decarbonize transportation?”.

Como convidados,  João Jesus Caetano que faz parte da representação portuguesa permanente da União Europeia. A conferência vai decorrer na plataforma zoom com transmissão directa no canal youtube em http://bit.ly/CFE-UC2

O lançamento público da polli.NET – Rede Colaborativa para a Avaliação, Conservação e Valorização dos Polinizadores e da Polinização teve lugar no dia 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, revelou a diretora do Centro de Ecologia Funcional, Helena Freitas, na última quinta-feira na RUC.

Os insectos polinizadores têm uma contribuição importante para a alimentação humana. Uma das maiores preocupações da diretora do CEFUC tem a ver com a diminuição do número de insectos, em especial dos que promovem o transporte de pólen entre flores de diferente géneros.

O Dia Mundial do Ambiente começou a celebrar-se em 1972. As Nações Unidas estabeleceram para tema de 2021 a “Restauração de Ecossistemas”. Helena Freitas destaca a importância de assinalar o dia como forma de influenciar políticas públicas.

O terceiro webinar no âmbito da disciplina Literacia em Ambiente e Sustentabilidade acontece dia 11 de junho, pelas 17h, com o tema “Science to support decision making: Nature-Based Solutions”. Conta com a participação de Ariana Sutton-Grier  da University of Maryland. A moderação está a cargo de Catarina Moura da Universidade de Coimbra.

Fotografia: Centro de Ecologia Funcional da UC

PARTILHAR: