Imagem principal
28.05.2021POR Miguel Ferreira

André Ventura: “O Chega quer governar”

 O líder do partido Chega, André ventura,  foi recebido pelos apoiantes à chegada a Coimbra, em frente da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra . 

 O líder do partido foi acompanhado por uma forte presença policial. Ventura em conferência aos jornalistas , garante que Coimbra vai sentir o peso da direita na cidade.

 

André Ventura afirma que o congresso deste fim de semana vem mostrar que o Chega é uma direita firme em Portugal.

O líder do partido de extrema-direita assume que existem objetivos traçados pelo partido para as eleições autárquicas e posteriormente para as próximas legislativas. André Ventura espera ser a terceira força política em Portugal expressa nos votas dos próximas eleições, com a expetativa de atingir valores entre os 10 e os 15% dos votos. Deixa claro ainda que o Chega quer governar.

Sobre os protestos que decorrem em simultâneo na cidade de Coimbra, contra o movimento de extrema-direita, André Ventura diz que a esquerda tem de se habituar.

Para evitar confrontos entre a marcha do Chega e a manifestação anti-fascista, foi alterado o percurso da marcha do partido e encerrados os acessos a universidade impedindo que os estudantes pudessem seguir para as aulas. Nesse seguimento Ventura, agradece o apoio das forças de segurança , esclarecendo que espera que não hajam confrontos entre manifestantes e apoiantes do partido.

A marcha de hoje do Chega coincide também com o dia 28 de maio, data em que se assinala o Golpe de estado que aconteceu em 1926, que levou Portugal à ditadura, posição que a Associação académica de Coimbra repudia. Sobre este assunto, Ventura diz ser um disparate.

A convenção do Chega decorre ao longo deste fim de semana. Amanhã vai ser apresentada uma moção que vai ter descritas as condições necessárias para que o Chega e o PSD entrem em negociações. No domingo, vai marcar presença o líder do partido de extrema direita italiano, Matteo Salvini.

Veja a  galeria da marcha do Chega em Coimbra

PARTILHAR: