Imagem principal

Ecovia renasce para diminuir circulação automóvel no pólo I da UC e no CHUC

Município e Universidade de Coimbra (UC) uniram esforços para diminuir a circulação automóvel na Alta da cidade.

Com o relançamento da Ecovia e a criação de quatro novas linhas, três delas a funcionarem a partir de 1 de junho, vai ser possível a quem se desloca para o pólo I da UC ou para o Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC), deixar o carro na periferia a custo controlado. A apresentação das novas linhas teve lugar hoje, dia 24, ao final da manhã na Porta Férrea.

Um caminho “necessário” para a Universidade conseguir atingir até 2030 a meta da descarbonização, de acordo com o reitor da UC, Amílcar Falcão.

Pela vontade do reitor da UC, com a alteração do percurso dos autocarros turísticos, a Rua Larga vai continuar pedonável e com circulação automóvel, apenas para os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) e para os veículos de emergência. As negociações com a Câmara vão permitir um “preço especial” para os elementos da comunidade académica que usarem a Ecovia, destacou o reitor.

“Em breve a pandemia será uma memória mas a sustentabilidade será mais difícil de ultrapassar”, mencionou Amílcar Falcão, ao recordar o projeto de eficiência energética que a instituição tem em curso. Na UC as obras no Paço das Escolas vão implicar diminuição de estacionamento na Alta da cidade. O reitor espera que a medida contribua para menos veículos no pólo I.

Com a inauguração da nova linha que serve a Alta da cidade, para além da Linha do Botânico, foi dado “um passo mais” no sentido da sustentabilidade ambiental do pólo I e assim vamos contribuir para menos pegada ecológica “o mais possível”, reforçou o reitor da UC.

Por valores que oscilam entre os 35 euros do passe geral até aos 20 euros de um passe institucional, a partir de 1 de junho, vai ser possível a quem se desloca para o pólo I da UC ou para o Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, deixar o carro na periferia. O “Elevador do Castelo” nas Escadas Monumentais, a “Linha do Botânico” a nova linha a servir a Universidade são para o autarca de Coimbra um incentivo a que o estacionamento privado fique na periferia.

Para o presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, a “mobilidade acessível” inclui o preço.

Hoje, na Porta Férrea foram apresentados nove mini-autocarros elétricos que vão servir a Ecovia. A “Linha Vermelha” vai ligar a Casa do Sal ao Hospital Pediátrico, CHUC e IPO. A “Linha Roxa” permitirá ir do Vale das Flores aos Hospitais. A “Linha Verde” vai servir os utentes que se desloquem desde o Parque Verde até ao pólo I da UC.

Para Manuel Machado o lançamento agora, antes do MetroBus começar a funcionar, é mais um contributo para “o combate do problema climático”. O autarca destacou  ainda a boa relação que existe entre a Câmara Municipal e a equipa reitoral que dirige a Universidade. Para reduzir a circulação automóvel no pólo I, “nem sempre encontrei porta aberta para abrir caminho”, disse.

No sentido de estimular a adesão ao serviço, vai ser desenvolvida uma campanha de divulgação e nos próximos dias vai estar uma bilheteira móvel dos SMTUC na Alta da cidade.

PARTILHAR: