[object Object]

Estudantes questionaram a União Europeia sobre o futuro do trabalho

A Universidade de Coimbra (UC) e a Comissão Europeia receberam jovens estudantes, a maioria doutorandos, para debaterem a questão do futuro do emprego numa conferência intitulada “O futuro dos empregos na economia verde: Diálogo com os alunos”

Perante responsáveis europeus e nacionais debateram-se assuntos como o equilíbrio entre empregos sustentáveis, automatização e falta de oportunidades para doutorados da academia no setor público e privado. Maroš Šefčovič, vice-presidente da Comissão Europeia, realçou o impacto que as alterações climáticas têm no trabalho.

“Há 15, 20 anos quase todos os doutorados eram professores ou estavam na academia, muitos já com contratos. Hoje, temos cerca de 22.000 estudantes em Portugal a fazer doutoramento e 2.000 novos doutorados, todos os anos. Onde estão os novos empregos? Não há espaço para todos na academia!”- Questionou Luís Coimbra representante dos alunos de doutoramento no Conselho Geral da Universidade de Coimbra. O estudante acrescentou que ao longo do seu percurso académico encontrou mais “perguntas do que respostas”.

Maros Šefčovič, indica as competências que devem ser valorizadas pelos alunos de doutoramento, de forma a criar empregos onde a sustentabilidade seja eficaz.

“A covid-19 ensinou-nos que a sociedade precisa de cientistas”, afirmou Ana Paula Zacarias, secretária de Estado dos Assuntos Europeus.

A precariedade no trabalho e na sociedade atual foi um dos problemas levantados pela governante portuguesa.

Ana Paula Zacarias destacou na sua intervenção uma questão distinta, a necessidade de trabalhar as “soft skills”, apontando como exemplo o anúncio de uma vaga de emprego para uma plataforma ‘online’ que “pedia um engenheiro com mestrado em gestão e doutoramento em filosofia”.

“Temos que criar milhões de empregos verdes”, sublinhou Ana Paula Zacarias. “As ciências sociais e as ciências exatas não podem ser vistas separadamente”, acentuou a governante, instando a União Europeia e o Governo a “investirem” nas qualificações.

A iniciativa decorreu no Colégio da Trindade, a 18 de maio, e inseriu-se na programação da Conferência sobre o Futuro da Europa.

Nota: nos sons da peça ouve-se a tradução da conferência e não o som original

Fotografia: UC@Paulo Amaral

 

PARTILHAR: