[object Object]

SASUC são distinguidos por projeto ecológico

Os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC) foram distinguidos nas cantinas do Estádio Universitário graças a um projeto ambientalista inovador.

Os SASUC receberam hoje um dístico do projeto Green Grease e um diploma da Quercus. Esta distinção deve-se à parceria estabelecida com a empresa EcoXperience, que recolhe óleo alimentar usado, transforma em detergentes ecológicos e vende aos SASUC, como nos conta António Figueiredo, vice-reitor da Universidade de Coimbra para a Qualidade, o Desporto e os Serviços de Ação Social.

O responsável pela EcoXperience, César Henriques, que desenvolveu este processo enquanto aluno de doutoramento na Universidade de Coimbra, explica como se transforma o óleo em detergentes através de uma proteína que funciona como biocatalisador.

O administrador dos SASUC, Nuno Correia, destacou o impacto desta iniciativa no ambiente. A reciclagem dos óleos alimentares, contribui para a “economia circular”.

De seguida, Nuno Correia aproveitou a oportunidade para destacar os esforços dos Serviços de Ação Social na minimização da pegada ecológica.

Sobre a distinção, o vice-reitor confessa-se “orgulhoso” pela escolha da comunidade. De acordo com o vice-reitor “a Universidade de Coimbra tem estado na vanguarda da necessidade de tornar o Planeta cada vez mais sustentável”.

O dístico permite ao frequentador do restaurante perceber que o lugar se preocupa com a sustentabilidade. A EcoXperience acredita que este é “um selo de qualidade ambiental”.

A parceria dura há mais de um ano e meio em três das cantinas dos SASUC e em 2020 recolheu mais de 80 toneladas de óleo alimentar.

PARTILHAR: