Imagem principal
04.05.2021POR Miguel Ferreira

QuintAAL: o projeto que pretende combater o isolamento dos idosos

QuintAAL é o novo projeto que visa combater o isolamento social e melhorar a qualidade de vida da população mais idosa. A iniciativa pretende transformar a vida de 200 idosos com uma idade superior a 65 anos.  A coordenadora, Sofia Madureira explica como tudo funciona.

Este é um projeto inovador e é promovido pelo Centro de Apoio Social de Pais e Amigos da Escola (CASPAE) , que decorre em parceria com o centro sócio-cultural polivalente de São Martinho, o centro paroquial de bem-estar social de Almalaguês e centro de apoio social de Souselas. A  ação permite  que os participantes do projeto estejam em contacto com equipamentos técnológicos. Nesse sentido, a coordenadora do QuintAAL dá a conhecer uma das “mais aguardadas” ferramentas que vão estar ao dispor dos intervenientes.

A iniciativa vai disponibilizar aos idosos também equipamentos que permitem desligar os eletrodomésticos em caso de esquecimento, sensores biomédicos e até mesmo tablets para que os participantes desenvolvam as suas capacidades cognitivas. Para que sejam distribuídos estes equipamentos, Sofia Madureira conta que este processo é feito caso a caso.

A coordenadora destaca ainda que este projeto de ação social tem sido muito bem recebido pela própria população idosa, bem como os seus familiares.

O QuintAAL  conta com um financiamento de mais de 445 mil euros e com uma duração de três anos, o que significa que vai estar em implementação até ao ano de 2023.

PARTILHAR: