[object Object]

Ana Rita Jesus: “Queremos aliar o cariz político ao cariz cultural e de ligação à cidade”

As iniciativas do “Mês da Saúde” e “Abril Sempre” foram o foco do comentário do Observatório desta quinta-feira.

O comentário do Observatório de quinta-feira, dia 29 de abril, esteve a cargo de Ana Rita Jesus, vice-presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC).

Ana Rita Jesus fez um resumo da iniciativa “Mês da Saúde” que se iniciou no passado dia 11 de abril e se estende até 9 de Maio. Deste conjunto de atividades a vice-presidente  da DG/AAC destacou a grande participação estudantil, e não só, que tem havido até à data. Em relação aos rastreios levados a cabo durante esta quinta-feira nos vários pólos da Universidade, Ana Rita fez um balanço muito positivo com mais de 250 estudantes a participar, numa atividade que espera “consciencialize para a saúde física e mental”. No entanto nem tudo é um mar de rosas e a vice-presidente assume ter ficado preocupada com a quantidade de lixo recolhida na cidade de Coimbra durante as atividades de “Plogging” (caminhada com apanha de lixo). Por essa razão fica o desejo de que esta atividade venha a ter mais repetições.

“Sons de abril” foi um momento mágico, afirma Ana Rita Jesus

Em relação à iniciativa “Abril Sempre” Ana Rita Jesus destaca a tentativa de integrar toda a cidade nas celebrações da Académica referentes ao 17 e 25 de Abril. A vice-presidente assume que é também por essa razão que as várias iniciativas de reivindicação política procuraram ter um aspeto cultural com foco nas recreações da Operação Balão e Operação Flor. O espetáculo “Sons de Abril” foi também uma das iniciativas destacadas com Ana Rita Jesus a definir o concerto no Convento de São Francisco como um “momento mágico”. Outra iniciativa que a vice-presidente recordou com especial emoção foi a iniciativa “Abril de Gerações” que conjugou crianças entre os 5 e 6 anos com seniores que receberam cravos de papel feitos pelas crianças.

O comentário pode ser escutado acima na integra em formato podcast.

PARTILHAR: