[object Object]
26.04.2021POR Miriam Lopes

Assunção Ataíde: “Esta cidade pode trabalhar de braço dado com a Universidade”

A reabertura do comércio, a incerteza vivida pelos lojistas e as iniciativas da APBC em parceria com a Universidade de Coimbra e a AAC para dinamizar o centro da cidade. Estes e outros temas em análise no primeiro Observatório da semana.

O comentário do Observatório de segunda-feira, dia 26 de abril, esteve a cargo de Assunção Ataíde, presidente da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC).

A reabertura do comércio já trouxe mais pessoas ao centro da cidade mas Assunção Ataíde afirma que tem sido um regressar progressivo e com algumas incertezas. Sente que os conimbricenses estão ainda com algum receio de sair e usufruir dos espaços e que as restrições na restauração ao fim de semana tem desmotivado os lojistas. Realça a capacidade de resiliência do comércio local mas alerta para o perigo de um novo confinamento.
A presidente da APBC deixa a garantia que os lojistas estão preocupados com as regras sanitárias e afirma que “as pessoas podem ir ao centro da cidade com toda a segurança.”

Mesmo com o comércio fechado, “a APBC não tem parado”.

As iniciativas para dinamização do comércio na cidade tem sido muitas. O concurso “Passa a Prenda” por exemplo, serviu para divulgação de produtos e mostrou potencialidades desconhecidas dos espaços comerciais da baixa. O objetivo foi estimular a interação entre os comerciantes e os clientes e a promoção dos produtos para que quando as lojas abrissem as pessoas fossem efetuar as suas compras, o que se verificou.

Outra novidade é o Gabinete de Apoio ao Comerciante. Uma parceria com a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação e com o Jazz ao Centro Clube que pretende ser um observatório com acções de intervenção local de ajuda a todos os comerciantes e respetivas famílias. Este gabinete está já em funcionamento amanhã e no dia de amanhã vai organizar um ciclo de conversas em parceria com a DECO e a Caixa Geral de Depósitos sobre sobreendividamento, dividas e moratórias. Mais acções vão acontecer em breve em várias áreas: psicologia, inserção social, economia, informática e outros. O gabinete vai estar aberto duas vezes por semana no Jazz ao Centro Clube e uma vez por semana na sede da APBC por questões de acessibilidade.

As parcerias com a Universidade de Coimbra e da AAC “está a ser um crescendo muito entusiasmante”.

Tem sido diversas as parcerias entre a APBC e a Universidade e AAC. Na opinião de Assunção Ataíde estas parcerias são essenciais e criam dinâmicas importantes para que os “cidadãos de Coimbra acreditem na sua cidade” e absorvam o conhecimento que Coimbra tem para oferecer. Neste momento a exposição “Rostos de Abril” pode ser visitada nas ruas da baixa em algumas lojas. Também os ciclos de conversas do Gabinete de Apoio ao Comerciante iniciam amanhã e os Sons da Cidade voltam em maio.

Assunção Ataíde promete mais novidades em breve e deixa um desejo em forma de sugestão “gostava imenso de lançar o hábito das pessoas ao fim da tarde irem ao centro da cidade beber uma cerveja, tomar um café e conversarem um pouco antes de irem para casa.”

Pode ouvir o programa na integra no Spotify ou através do serviço de podcasts RUC.

 

 

 

PARTILHAR: