[object Object]

25 Abril: Cantou-se a liberdade na Praça da Canção

Pelo nono ano consecutivo, mais de meia centena de organizações da sociedade civil do concelho de Coimbra, comemoraram a data da libertação de Portugal do regime fascista e saudaram os avanços civilizacionais que essa data nos trouxe.

Este ano, sob o lema “Cumprir Abril” comemorou-se uma vez mais os avanços conquistados e o horizonte de esperança que Abril abriu. Além de todas as iniciativas já noticiadas nos blocos informativos da RUC, ontem teve lugar na Praça da Canção, uma concentração popular com a participação de todos os que amam a liberdade e continuam a lutar por um futuro mais justo.

Passavam alguns minutos das 3 da tarde e eram já várias as dezenas de pessoas em frente ao palco da Praça da Canção. O presidente da direcção do Ateneu de Coimbra, Ricardo Stricker, deu inicio às comemorações com um breve discurso em que relembrou a importância de se continuar a celebrar Abril não deixando de alertar para as ameaças à democracia.

Em entrevista à RUC, Ricardo Stricker, mostrou-se satisfeito por uma vez mais o Ateneu de Coimbra estar envolvido na promoção e organização das comemorações do 25 de Abril na cidade e realçou a importância de se relembrar Abril. Sempre.

A Associação Académica de Coimbra fez também questão de marcar presença nesta concentração popular. Uma mancha negra de capas e batinas desceu desde a Praça 8 de Maio até à Praça da Canção. Além dos cravos vermelhos na lapela, os estudantes carregavam uma faixa preta com a frase: “Democratizar o ensino. Valorizar o estudante!”. Uma mensagem já repetida algumas vezes pelo Presidente da Direcção Geral João Assunção que em entrevista à RUC voltou a sublinhar a importância da participação da AAC nesta concentração junto com a sociedade civil e explicou a intervenção política que marcou a iniciativa de ontem.

Seguiram-se várias actuações: Miguel Araújo, Tiago Silva e o Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra. O tema foi sempre abril e muitas as músicas. As mesmas de há 47 anos atrás.

A chuva não ajudou mas os manifestantes não se deixaram demover. Não fosse afinal o dia da Liberdade. Foi por ela que permaneceram. Gratos pelo passado mas com a consciência que a luta foi ontem, hoje e sempre.

“25 de Abril, sempre! Fascismo nunca mais.”

PARTILHAR: