[object Object]

A Tocata do GEFAC sai à rua para celebrar o 25 de abril

Para celebrar o quadragésimo sétimo aniversário da Revolução dos Cravos, a cultura vai desconfinar na cidade de Coimbra e, com ela, o Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra (GEFAC), sai à rua no dia 25 de abril para marcar esta data.

Tal como a revolução de abril de 74 levou as pessoas à rua para lutar pela liberdade, faz sentido que a sua comemoração seja também um momento a ser festejado nessas mesmas ruas. Esta é a segunda comemoração da data em contexto pandémico e, ao contrário do que aconteceu no ano passado, em 2021 as Comemorações Populares do 25 de abril também “desconfinaram” na cidade de Coimbra. No âmbito destas comemorações, o GEFAC terá a sua participação, levando até à Praça da Canção, pelas 15 horas de dia 25, uma atuação da sua Tocata.

Para sabermos mais sobre a participação desta organização nestas comemorações da Revolução dos Cravos, entramos em contacto com Maria Dias, um dos elementos da Direção do GEFAC e membro da sua Tocata.

Antes de falar sobre o que vai acontecer no dia 25 deste mês, Maria Dias considera importante referir que o evento em causa se integra nas Comemorações Populares  do 25 de abril, organizadas anualmente pelo Ateneu de Coimbra.

Maria Dias refere  que participação deste grupo nas comemorações do 25 de abril na cidade dos estudantes tem já uma história, sendo a presença do GEFAC um dado “quase certo” há alguns anos no evento do “Derrube do Fascismo”, que ocorre dia 24 de abril.

No entanto, este ano, a participação deste grupo de etnografia e folclore não se esgota no dia 24, voltando às comemorações no dia seguinte para a Concentração Popular do 25 de abril.

“Há muito tempo que não subimos a palco”, são as palavras de Maria Dias. Na ótica deste elemento da Direção do GEFAC, o regresso às atuações é uma ótima oportunidade para o grupo voltar à prática neste momento tão difícil que a cultura atravessa, especialmente para celebrar um acontecimento tão importante.

Relembramos que o GEFAC vai atuar, em conjunto com outros grupos, na Concentração Popular que vai ocorrer no dia 25 de abril pelas 15 horas na Praça da Canção. No dia de hoje, teremos o evento “O Derrube do Fascismo”, que contará também com o GEFAC entre outras entidades, e que será transmitido a partir das 21:30 horas através da página de Facebook do Ateneu de Coimbra.

 

 

 

PARTILHAR: