[object Object]

Pedro Marques Dias: “Garantir uma época de exames presencial é a chave”

Pedro Marques Dias fez a antevisão das próximas semanas de aulas e deixou algumas notas relativamente à época de exames. O presencial é fundamental, assegura a AAC.

O comentário do Observatório, dia 19 de abril, esteve a cargo de Pedro Marques Dias, vice-presidente da Direção Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC).

Segunda-feira marcou o regresso dos alunos do ensino Superior e do secundário às  aulas presencias. Foram cerca de 700 mil estudantes que regressaram às Faculdades e às Escolas para terem aulas presenciais, numa data há muito ansiada por jovens universitários de todo o país.  Para Pedro Marques Dias o regresso às faculdades é um “dia feliz”. O vice-presidente da DG/AAC não tem dúvidas que o molde de ensino que se adequa mais às Universidades portuguesas é o presencial. Na perspetiva de Pedro Marques Dias só o ensino presencial tem real capacidade para esbater as desigualdades entre estudantes, sendo igualmente a única forma de garantir as mesmas infraestruturas e à mesma acção social indirecta a todos os alunos. Nesse sentido, o regresso às faculdades  é um ótimo sinal no regresso à normalidade, afirma Pedro Marques Dias.

Situação dos estudantes internacionais é “preocupante”

A situação dos estudantes deslocados, em particular dos estudantes internacionais é preocupante. “Muitos estudantes internacionais não voltaram para Portugal porque não tinham boas expetativas”, afirma o vice-presidente da DG/AAC. A mitigação deste problema requer alguma “flexibilidade” por parte dos docentes e dos órgãos de governo da universidade para “ajustar horários” e para garantir que estes estudantes “não ficam para trás”. “Neste momento de maior aperto não podemos deixar estes estudantes (internacionais) desamparados”, remata Pedro Marques Dias.

Convívio é “inevitável”, mas é preciso “bom senso e auto-controlo”

Relativamente a um hipotético aumento de casos provocado pelo regresso dos estudantes a Coimbra, nomeadamente em momentos extra-faculdade, Pedro Marques Dias considera que é preciso um esforço de “auto-controlo” por parte dos estudantes nas próximas semanas. O estudante de mestrado em Direito admite, no entanto, que é inevitável o encontro em momentos de recreação, nomeadamente em cafés e esplanadas. Nesse sentido, Pedro Marques Dias apela ao “limite do bom senso” para que tudo possa correr bem nesta etapa do plano de desconfinamento.

Garantir uma época de exames presencial é a “chave”

Relativamente aos exames de junho e julho, Pedro Marques Dias espera que a próxima época de exames seja o mais próximo possível da normalidade. Garantir uma época de exames presencial é a “chave” para o sucesso deste desconfianmento no que toca ao Ensino Superior, na opinião de Pedro Marques Dias. O vice-presidente da DG/AAC recordou os problemas relativos aos exames online, nomeadamente no que toca ao problema da fraude académica que assolou toda a academia no último ano.  Pedro Marques Dias considera que os alunos estarão mais resguardados de uma potencial presunção de fraude nas salas de aula, sendo essencial garantir que não haja qualquer tipo de  “rótulo de geração COVID” para os atuais estudante universitários.

Houve ainda tempo para abordar questões relativas à Assembleia Magna e também sobre as festividades do dia 17 e 25 de abril por parte da Associação Académica de Coimbra. A totalidade do programa pode ser escutada no Spotify ou no nosso Serviço de Podcasts. 

PARTILHAR: