[object Object]
13.04.2021POR Isabel Simões

Canil/Gatil de Coimbra vai lançar uma campanha de esterilização de animais de companhia

A preocupação de investir em equipamento levou à criação de uma sala de cirurgia no Canil/Gatil Municipal. Mantém-se o projeto futuro de ampliação das instalações. Em maio os autocarros dos SMTUC vão acolher uma campanha sobre esterilização de animais de companhia.

O balanço e os projetos futuros do Canil Gatil/Municipal de Coimbra foram hoje apresentados pelo vereador do Município de Coimbra que tutela a área, Francisco Queirós.

Neste momento o canil/gatil municipal tem alojados 72 cães e 10 gatos. De 1 de janeiro a 9 de abril de 2021 foram esterilizados 71 animais. Nos últimos três anos o investimento rondou os 30 mil euros. O vereador realçou a importância da sala que permite cirurgias de urgência.

Está a decorrer a substituição do telhado de fibrocimento das instalações. Apesar de algumas obras já realizadas mantém-se a necessidade de alargamento do Canil/Gatil Municipal. Francisco Queirós espera que a obra se realize durante 2022.

O equipamento municipal viu também aumentar o número de pessoas que lá trabalham. Em breve será de dez o número de tratadores. Ao nível dos médicos veterinários também se prevê mais contratação. O aumento de recursos humanos possibilita ter gente em permanência no canil/gatil.

O canil/gatil municipal sentiu a necessidade de lançar uma campanha de sensibilização para a esterilização de animais de companhia. A campanha vai também alertar para a importância de recolher os dejetos na via pública. De acordo com o vereador da CMC, vai ser desenvolvido um programa de apoio de esterilizações de animais a custo zero para famílias carenciadas.

Os animais a adotar estão agora numa ala própria e são entregues já esterilizados mediante o pagamento de uma taxa. Com a pandemia agravaram-se as condições sócio-económicas das famílias. A situação gerou a continuação do abandono de animais.

No ano passado passaram na instituição 656 animais, uma média de 55 por mês, e foram adotados 276. Em 2015 o então Serviço Médico Veterinário atingiu o objetivo de eutanásia zero, pelo que em Coimbra não foi difícil cumprir a legislação de agosto de 2016 que proibiu o abate de animais errantes.

Já a adesão ao programa de Cheques Veterinários permitiu mais exames aos animais recolhidos. Em 2020 foram distribuídos 79 cheques veterinários contra 66 em 2019

PARTILHAR: