[object Object]

Pedro Fraga e Afonso Costa rumo a Tóquio2020

Pedro Fraga e Afonso Costa, garantiram o “bilhete” para o Japão ao terminarem em segundo lugar na final de “double scull” ligeiro da prova de qualificação europeia, que se disputou em Varese, na Itália.

A dupla portuguesa completou os 2.000 metros da regata em 6.24,97 minutos, sendo apenas batida pelos ucranianos Igor Khmara e Stanislav Kovalov, que terminaram a prova com o tempo de 6.23,70 minutos.

Depois do oitavo lugar obtido em Pequim2008 e do quinto em Londres2012, Pedro Fraga, de 38 anos, vai participar pela terceira vez nos Jogos Olímpicos, enquanto Afonso Costa, de 25, fará em Tóquio a estreia na mais importante competição desportiva mundial.

Pedro Fraga, recente reforço da Académica de Coimbra depois de deixar o Sporting,  garante que não é pessoa de desistir dos seus sonhos e que apesar de ter falhado o Rio2016 sentiu que não era momento ainda de pousar os remos.

Apesar desta conquista Pedro Fraga mostra-se consciente do nível elevado da competição nos Jogos Olímpicos e das dificuldades acrescidas com a pandemia, mas acredita num resultado de destaque.

A maior dificuldade tem sido o cumprimento da quarentena de 14 dias para as viagens de e para Itália. O atleta espera que seja possível uma autorização especial para treinar de forma isolada. Espera também, uma “situação excecional” para os atletas que vão representar Portugal nos Jogos Olímpicos e alertou para a importância da vacinação dos desportistas lusos.

O caminho pela frente ainda é longo, o momento ainda não foi completamente digerido, mas o sentimento desta vitória nas palavras de Pedro Fraga é de “grande satisfação e realização”.

Para Afonso Costa, que finalizou o curso na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (UC) e integrou o Programa de Apoio ao Alto Rendimento da UC, este momento “é o realizar de um sonho”.

Afonso Costa, remador de 25 anos, vai estrear-se em Jogos Olímpicos ao lado de quem mais admira na modalidade, referindo-se a Pedro Fraga como o seu “ídolo”.

Pedro Fraga e Afonso Costa tornaram-se hoje nos primeiros remadores portugueses a alcançarem a qualificação para os Jogos Tóquio2020, que foram adiados para 2021 devido à pandemia de covid-19 e vão realizar-se na capital japonesa entre 23 de julho e 8 de agosto.

 

(com Lusa)

PARTILHAR: