covilhã-académica liga sabseg
03.04.2021POR Diogo Soares

Ares da serra deixam Académica asfixiada na luta pela subida

A Associação Académica de Coimbra/OAF empatou a uma bola, na deslocação ao Estádio Municipal José dos Santos Pinto, terreno do Sporting da Covilhã, e atrasou-se na luta pela subida à 1ª Divisão do futebol português.

Primeira parte com boa dinâmica

Após uma série de 3 partidas sem conhecer o sabor da vitória, a Briosa deslocou-se à cidade da Covilhã na esperança de pôr fim ao ciclo mais negativo da temporada. Face às ausências de Bruno Teles e João Mário, o treinador dos estudantes foi obrigado a fazer alterações no onze base das últimas jornadas, tendo lançado Mike Moura no lugar do lateral brasileiro e o regressado Bouldini na frente de ataque. A presença do atacante magrebino trouxe poder de choque e capacidade de jogo associativo à Académica. Na primeira parte viu-se uma boa amostra de futebol da turma de Coimbra com jogadas interessantes e rápidas que foram criando problemas à defensiva serrana.

As variações táticas trazidas por Rui Borges surtiram efeito. Os laterais estiveram muito ativos na manobra ofensiva, com especial destaque para Fabiano que voltou ao nível da primeira metade da época, faltando apenas maior eficácia na finalização.

Segunda parte diferente

O regresso das cabines trouxe uma segunda parte distinta da primeira. Os Leões da Serra vieram mais pressionantes, causando dificuldades na saída de bola da Briosa e dominando os primeiros 15 minutos da etapa complementar. No entanto, um pouco contra a corrente do jogo, a Académica chegou à vantagem através do suspeito do costume: Bouldini. O avançado aproveitou um mau atraso do defesa David Santos e atirou a contar à passagem do minuto 62 da partida.

Após o golo da Briosa, o jogo foi progredindo a um ritmo controlado pelos comandados de Rui Borges e nem mesmo os homens lançados pelo técnico do Sp. Covilhã, José Bizarro, foram incomodando a baliza de Mika. Sem nada o fazer prever, após um livre à entrada da grande área no minuto 80 de jogo, surgiu uma grande penalidade na sequência de um agarrão de Mike Moura. O capitão da equipa covilhanense, Gilberto Silva, cobrou com eficácia e restabeleceu a igualdade.

Tudo por tudo da Briosa

Com o intuito de procurar o golo da vitória, Rui Borges lançou Dani Costa para fazer companhia a Bouldini na frente de ataque, não advindo desta troca grandes efeitos práticos. A melhor oportunidade da Académica surgiu na sequência de um livre cobrado por João Traquina, que Silvério cabeceou a rasar o poste direito da baliza defendida por Léo Navacchio.

Até ao final não surgiram mais oportunidades. Com novo empate, a Briosa fez jus às tradições de Sexta-Feira Santa e manteve o jejum de quatro jogos sem vitórias.

Estatísticas

Remates: Sp. Covilhã 3-6 AAC/OAF

Posse de bola: 47% – 53%

Faltas Cometidas: 16-23

Cantos: 5-3

 

Após o ingrato empate na Covilhã, a Académica pode ver Vizela e Feirense mais longe no final da jornada 27 e a oportunidade seguinte para corrigir a situação será no próximo sábado, dia 10 de abril pelas 11h frente à equipa B do Futebol Clube do Porto, jogo para acompanhar com os Relatos RUC através da transmissão em 107.9FM, ruc.pt ou na página de Facebook dos Relatos RUC.

PARTILHAR: