[object Object]

O CNEAP quer dar voz às reivindicações dos alunos de Administração Pública

Ocorreu, no passado mês de fevereiro, a tomada de posse do Conselho Nacional de Estudantes de Administração Pública (CNEAP). Nesta iniciativa integram núcleos de estudantes de Administração Pública do país, inclusivamente da Universidade de Coimbra. Entrevistamos o Presidente da Mesa da Assembleia do CNEAP para obter mais informações.

No passado mês de fevereiro, passou despercebida pelos radares da RUC, uma iniciativa muito importante para os estudantes de Administração Pública de Coimbra e do país. Referimo-nos à recente tomada de posse do Conselho Nacional de Estudantes de Administração Pública (CNEAP), que ficou sediado na nossa cidade de Coimbra, mais concretamente no Núcleo de Estudantes de Administração Público-Privada (NEAPP), pertencente à Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (UC).

Neste sentido, falámos com Alexandre Serra, o Presidente da mesa da Assembleia Geral deste conselho, tendo também presidido o NEAPP da UC no ano transato, o ano em que esta iniciativa começou a tomar forma. Tendo sido finalmente inaugurada no ano de 2021, já no mandato da atual presidente do NEAPP, Maria Inês Rodrigues, atualmente integram este conselho elementos de 3 núcleos: do núcleo de estudantes da UC; do núcleo de estudantes do Instituto Politécnico (IP) de Bragança; e ainda o núcleo de estudantes do Centro de Estudos de Administração Pública (CEAP) de Braga.

Alexandre Serra revelou-nos que a ideia para este projeto já existe há cerca de uma década, tendo ganho vida na sua presidência, com o apoio de Maria Rosa Melo, a atual Presidente da Direção do CNEAP, e de Beatriz Pereira no que toca ao núcleo de Coimbra. Além destes elementos, o Presidente da mesa da Assembleia do CNEAP salienta que o projetado foi arquitetado numa colaboração que contou também com João Vaz e Miguel Neves do núcleo de CEAP de Braga, e ainda Inês Mendonça do IP de Bragança.

Apesar de este conselho ter entrado em atividade com uma representatividade de 3 núcleos de estudantes de Administração Pública a nível nacional, Alexandre Serra começa por apontar que o objetivo é que todos os núcleos do país entrem a bordo deste projeto.

O antigo presidente do núcleo de APP da UC explicou-nos então que o CNEAP foi constituído com o intuito de resolver as problemáticas levantadas por antigos, presentes e futuros estudantes da área da Administração Público-Privada, falando um pouco sobre uma das questões que tem sido bastante levantada pelos estudantes, e que este conselho espera conseguir alterar.

Alexandre Serra revelou-nos também quais as entidades com que desejam contactar, bem como os métodos que o conselho vai utilizar para a prossecução dos seus objetivos.

Quanto à localização da sede do CNEAP, fixada em Coimbra, Alexandre Serra não esconde que esta foi decidida com um pensamento futurista, uma vez que a ambição deste conselho é a de albergar todos os núcleos de norte a sul do país, e Coimbra é um ponto central e estratégico para reuniões futuras.

Posto isto, o presidente da mesa da assembleia geral explica-nos como é que o CNEAP vai atuar, nomeadamente quais as reuniões já marcadas, nas entidades a abordar, e quando vai ser decidido o caderno de reivindicações de direitos dos alunos de Administração Público-Privada.

Para mais informações sobre o CNEAP, o conselho está presente nas redes sociais, podendo-se consultar as respetivas páginas no Facebook e Instagram através dos seguintes links:

https://www.facebook.com/cneapassociacao

https://www.instagram.com/cneapassociacao/

PARTILHAR: