[object Object]
18.03.2021POR Ana Domingues

Dia da Greve Climática Global assinalado em Coimbra

Além da entrega de uma petição ao Presidente da Assembleia Municipal de Coimbra, está agendada uma manifestação marcada para dia 19 de março,

O ClimAção Centro, a Associação de Proteção e Conservação da Natureza MilVoz, a Greve Climática Estudantil e o Clube da Natureza e do Património de Assafarge, vão entregar amanhã, 19 de março, dia em que se assinala o Dia da Greve Climática Global, uma petição ao Presidente da Assembleia Municipal de Coimbra, nos Paços do Concelho.

A petição, com o título “Por uma Declaração de Emergência Climática no Município de Coimbra”, já conta com cerca de 1,000 susbcritores e apela à Câmara Municipal de Coimbra (CMC), entre outros pedidos, que declare estado de “emergência climática” no município, como refere Miguel Dias, da ClimAção Centro.

Com a petição, os movimentos pretendem voltar a colocar a questão climática na agenda política, considerando que “esta vai ser a próxima emergência”.

Miguel Dias revela que o próximo passo, já em curso, é o agendamento de reuniões com os grupos políticos da Assembleia Municipal (AM), para “colocar nas mãos das forças políticas a responsabilidade de levar a moção à Assembleia”, visto o atual regimento da AM não permitir a votação de petições propostas por agentes externos.

Na opinião da ClimAção Centro, a atual Câmara Municipal de Coimbra “tem feito algum trabalho interessante, referindo os exemplos da eletrificação dos transportes públicos, o esforço em aumentar a rede destes transportes, a implementação de um plano de arborização e a reconversão sustentável dos edifícios dos bairros sociais.

Porém, Miguel Dias considera que há algumas contradições com outras medidas previstas, que pouco abonam a favor do ambiente.

Neste contexto, a Assembleia Municipal vai analisar e votar na próxima reunião da Câmara Municipal de Coimbra, agendada para o próximo dia 22 de março o “Programa municipal de Coimbra para as alterações climáticas”, já disponível para consulta pública.

O documento está organizado em cinco grandes ações estratégicas, que se resumem na “captura e redução das emissões com efeito de estufa; na redução da exposição a riscos climáticos; na promoção da conservação e valorização da paisagem e da biodiversidade; no melhoramento da gestão integrada dos recursos hídricos; e na sensibilização e informação da população”, como se pode ler no programa. A equipa responsável pela elaboração do documento propõe a adoção de 75 medidas de mitigação e adaptação para o município.

Para Miguel Dias, da ClimAção Centro, um plano de combate às alterações climáticas deve ser monitorizado e votado em assembleia anualmente

A entrega da petição ao Presidente da Assembleia Municipal de Coimbra pelos quatro movimentos encaixa-se na manifestação e ação de sensibilização e defesa da proteção ambiental, que se realiza amanhã, dia 19 de Março, às 16h, em frente à Câmara Municipal de Coimbra, pelo Movimento Nacional Greve Climática Estudantil em Coimbra.

PARTILHAR: