[object Object]
22.09.2022POR Rita Brás

Bons Sons ’22 | Aldina Duarte: “Se este festival estivesse em risco, eu tornava-me uma activista”

A poucos dias da entrada da grelha regular de programação da Rádio Universidade de Coimbra (RUC), relembrámos um dos eventos que marcou o verão da RUC, a edição de 2022 do Festival Bons Sons.

Em ano de festa para a RUC, celebraram-se 30 anos do programa ‘Santos da Casa’ com emissões especiais a partir de Cem Soldos. Rita Brás aproveitou a ocasião para conversar com Aldina Duarte não só sobre o concerto da artista no festival, como também sobre o disco lançado em Março, ‘Tudo Recomeça’, e ainda sobre o livro “Manual Anti-angústia’, publicado em parceria com a ilustradora de Coimbra, Ana Biscaia.

O que se sente antes de subir a um palco tão especial como o do Festival Bons Sons; o que levou Aldina Duarte a escrever uma guia com orientações poéticas para momentos de crise como os da pandemia; como a vida e o público transformam um disco, os temas que o compõem e a artista que os interpreta ao longo dos tempos. Estes são alguns dos tópicos orientadores desta conversa com Aldina Duarte, antes da sua actuação no Palco Zeca Afonso. Um concerto cheio e emotivo, composto por um mar de gente espalhada pela colina/olival onde, a partir daquele dia, também ficaram plantadas canções. Esta descrição não surpreenderá quem ouvir com atenção o que nos disse Aldina Duarte, momentos antes, numa entrevista agora disponível em formato podcast.

 

 

Fotografia de Fausto da Silva.

PARTILHAR: