[object Object]
22.02.2022POR Diogo Barbosa

36 Anos de RUC: É Dose! | Programa Completo

’36 anos de RUC: É Dose!’ é o mote para mais um aniversário da Rádio Universidade de Coimbra (RUC) que celebra, a 1 de Março, 36 anos. Como não poderia deixar de ser, as celebrações expandem-se ao éter e acontecem em diferentes sítios da cidade, em colaboração com diferentes instituições.

Com base na temática deste ano da XXIV Semana Cultural da Universidade de Coimbra (UC), o ‘Tempo’, as comemorações do 36º aniversário da RUC centram-se na data que também assinala 200 anos da Independência do Brasil. Nesse sentido, o evento protagonista do Aniversário da Rádio é o concerto do brasileiro Luca Argel, dia 4 de Março, sexta-feira, pelas 21h30m, no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV).

A pretexto do 36º Aniversário da RUC, Luca Argel vem a Coimbra para apresentar o seu mais recente trabalho ‘Samba de Guerrilha’, onde nos canta e conta a libertação dos povos através da música. Não só não existem povos sem música, como a história dos povos não pode ser contada sem trilhar os caminhos da sua musicalidade. No seu último disco, lançado em 2021, Luca Argel explica-nos os acontecimentos que traçam essa relação íntima entre a história social, cultural e musical da sociedade brasileira, a partir da história de cidades como o Rio de Janeiro e de lugares como a Praça do Onze. A subida ao palco do TAGV com “Samba de Guerrilha” dá a conhecer ao público de Coimbra a história do Samba, uma história com mais de 300 anos, com origem em sistemas de opressão e racismo, cujos resquícios perpetuam no Brasil até aos dias de hoje. A proposta do artista ultrapassa o formato de espetáculo musical e Luca Argel esteve à conversa com Rita Brás para nos explicar o que é, afinal, o ‘Samba de Guerrilha’ que apresentará no concerto da próxima semana, em Coimbra. Uma entrevista que pode ser ouvida na íntegra aqui.

Nem só de samba vivem as celebrações do Aniversário da RUC. O programa das comemorações dos 36 anos da Rádio abrirá com a já costumeira colaboração com a Casa das Artes Bissaya Barreto, este ano a concretizar-se na Matinée de dia 25 de Fevereiro, a partir das 18h. Esta sexta-feira, a conhecida Matinée da cidade de Coimbra será conduzida por Rita Brás, com a habitual mistura de amor e samba do programa ‘Rua do Brasil‘, Tânia Rocha, com a energia do seu ‘Malandragem Ó Malandragem‘, e Filipe Furtado, com os ritmos de ‘Elevador Copacabana‘. O trio de autores dos programas de música brasileira da Grelha RUC junta-se para dar início às celebrações do 36º Aniversário da Rádio e promete trazer muitos sons quentes vindos do outro lado do atlântico, para aquecer o inverno do lado de cá. 

Na terça-feira seguinte, dia 1 de Março, à meia-noite, cantam-se os parabéns à Rádio Universidade de Coimbra e a partir das 21h há conversa marcada com Luca Argel, em direto no éter, em 107.9FM ou em ruc.pt. “Samba, Intervenção e Outras Bossas” é a conversa que ‘abre o apetite’ para o concerto de dia 4, uma conversa em torno dos ingredientes centrais do trabalho do artista: o papel da poesia, da escrita e da investigação na música, a história da resistência, da escravidão e do racismo no património musical brasileiro. Alimentada pela energia especial do Carnaval, a conversa realiza-se em dia de duplo aniversário – 36 anos de RUC e 1 ano de ‘Samba de Guerrilha’. Premissas que tornam este encontro imperdível!

Nos dias que se seguem, as celebrações estão a cargo do departamento de Informação da RUC, que organizará uma dose de conversas onde o tema central é o ‘Tempo’, relembrando o mote proposto pela XXIV Semana Cultural da UC. O debate sobre as diversas formas de tempo ocupará os estúdios da RUC e iniciar-se-á a 9 de Março, com a discussão do ‘Tempo Cronológico’. A 16 de Março, o ‘Tempo Climático’ protagonizará a segunda conversa deste ciclo, seguida da discussão do ‘Tempo da Comunicação’, a 23 de Março. Este ciclo de conversas acontecer à quarta-feira, no programa Observatório, a partir das 21h, nos habituais 107.9FM ou em ruc.pt. Os/as convidados/as das conversas serão anunciados/as em breve. 

Celebrando mais uma vez um duplo aniversário, ao 36º Aniversário da RUC soma-se o 65º Aniversário do Círculo de Iniciação Teatral da Associação Académica de Coimbra (CITAC) e encerra-se esta dose de conversas com uma emissão especial a partir da Caixa Negra do CITAC. No dia 27 de Março, domingo, às 16h, as duas instituições da casa discutirão o ‘Tempo do Teatro’, numa conversa emitida a partir do FM e da emissão online da RUC. 

Em Abril, as celebrações do aniversário da Rádio regressam onde tiveram início em Março. A primeira matiné da Casa das Artes Bissaya Barreto do mês de Abril – dia 1, a partir das 18h – terá curadoria da Rádio Universidade de Coimbra e receberá Emanuel Graça, Dj de Ílhavo que nos presenteará com sonoridades africanas e brasileiras de libertação.

Por fim, as comemorações encerrarão na Real República Rápo-Taxo com uma ‘Festa RUC’. No dia 21 de Abril, a partir das 23h, Djs RUC ocuparão a República de Coimbra para mais uma edição das ‘Festas RUC’, tão conhecidas como saudosas na cidade de Coimbra. Noite adentro, celebraremos com todas as pessoas que ouvem e acompanham estes anos todos de RUC. São 36 anos de amor, liberdade e experimentalismo, sempre no ar e sem restrições: é dose! A RUC está viva e recomenda-se, venham ouvi-la e celebrá-la. 

 

Programação 36º Aniversário da Rádio Universidade de Coimbra:

25 Fevereiro, sexta-feira, 18h | ‘Matinée 36º Aniversário RUC’  com Rita Brás, Filipe Furtado e Tânia Rocha| Casa das Artes Bissaya Barreto

Mais informações aqui.

Bilhetes à venda aqui.

1 de Março, terça-feira, 21h | Conversa ‘Samba, Intervenção e Outras Bossas’ com Luca Argel | 107.9FM e ruc.pt

4 de Março, sexta-feira, 21h30 |  Concerto 36º Aniversário RUC com Luca Argel | Teatro Académico de Gil Vicente

Evento realizado no âmbito da XXIV Semana Cultural da Universidade de Coimbra, com o apoio do Hotel Botânico Coimbra.

Mais informações aqui.

Bilhetes à venda aqui.

9 de Março, quarta-feira, 21h | Conversa ‘Tempo Cronológico’ | Programa ‘Observatório’, 107.9FM e ruc.pt

Convidados/as a anunciar.

16 de Março, quarta-feira, 21h | Conversa ‘Tempo Climático’ | Programa ‘Observatório’, 107.9FM e ruc.pt

Convidados/as a anunciar.

23 de Março, quarta-feira, 21h00 |Conversa ‘Tempo da Comunicação’ | Programa ‘Observatório’, 107.9FM e ruc.pt

Convidados/as a anunciar.

27 de Março, domingo, 16h | Conversa ‘Tempo do Teatro’ | Caixa Negra do CITAC, 107.9FM e ruc.pt

1 de Abril, sexta-feira, 18h | ‘Matinée 36º Aniversário RUC’ com Emanuel Graça

Mais informações aqui.

21 de Abril, quinta-feira | Festa 36º Aniversário RUC | Real República Rápo-Taxo

Alinhamento Djs RUC a anunciar.

 

 

PARTILHAR: