26/04/19

Baixa de Coimbra recebe Cortejo dos Pequenitos

A Queima das Fitas já começou em Coimbra. Hoje (26) esteve a decorrer o Cortejo dos Pequenitos. A iniciativa contou com um desfile semelhante ao cortejo da Queima das Fitas, com crianças vestidas com capa e batina e insígnias pessoais. O desfile que marca a Queima das Fitas pelos mais novos começou na praça 8 de maio e seguiu até o estádio universitário. O objectivo é transmitir o simbolismo e as tradições associadas à cidade de Coimbra. Tem crianças, pais a assistir e muita música durante o percurso

Com músicas cantadas e carros temáticos em miniatura, o desfile foi organizado pelas escolas participantes. Os temas foram escolhidos pelas crianças e foram ensaiados em aulas de música nas escolas, como nos conta um pai que participou do evento.

As crianças aproveitaram o cortejo para se divertirem. Reciclagem, o fado e as navegações portuguesas foram alguns dos temas propostos pelas escolas.

Iniciativas como esta introduzem as crianças à tradição académica. As escolas envolvem-se em introduzir o significado da Queima das Fitas para os miúdos e sua importância para a cidade.

O desfile ainda contou com uma mesa de jurados que avaliaram as músicas ensaiadas pelas escolas participantes. A escolha do vencedor não foi fácil, como podem comprovar.

O cortejo dos pequenitos é uma das actividades propostas pela Comissão Organizadora da Queima das Fitas. A celebração académica tem como tema este ano os 50 anos da Crise Académica.

Tom Barth

1
8
55
0
GMT
GMT
+0000
2019-09-16T08:55:47+00:00
Mon, 16 Sep 2019 08:55:47 +0000